A polêmica cineasta alemã Leni Riefenstahl, autora de filmes de propaganda do regime nazista de Adolf Hitler nos anos 30, morreu ontem aos 101 anos. Ela tinha câncer e aparentemente morreu enquanto dormia. Sua obra mais conhecida foi Triunfo da , tido com um dos melhores filmes de propaganda política já feitos, que mostra uma passeata nazista na cidade de Nuremberg, em 1934.

Ela não era filiada ao Partido Nazista, e não chegou a ser acusada nos julgamentos por crimes de guerra. A notícia da morte de Riefenstahl foi dada por uma amiga dela ao serviço on-line da revista de fofocas alemã Bunte: “Seu coração simplesmente parou”, disse a amiga Horst Kettner.

A cineasta dirigiu também Olympia, um documentário sobre as Olimpíadas de Berlim, em 1936. Os críticos a atacavam por ter glorificado um regime responsável pela morte de milhões de pessoas.

Conteúdo artístico

Ao longo de toda a vida, porém, Riefenstahl se defendeu dizendo que não apoiava os nazistas e que tinha feito os seus filmes pelo seu conteúdo artístico, e não político. “Eu só estava interessada em fazer um filme que não fosse estúpido como um noticiário propagandístico cru, mas algo mais interessante”, disse certa vez em entrevista ao BBC News Online. “Triunfo da vontade reflete a verdade como ela era na época, em 1934. Trata-se de um documentário, não de propaganda.” Seus documentários nazistas foram elogiados pela inovação na forma de filmagem, que incluía técnicas pioneiras de uso de gruas, trilhos e várias câmeras em funcionamento simultâneo.

Atriz

Riefenstahl começou a carreira como atriz. Hitler teria gostado dela ao vê-la atuar no filme The Blue Light. Após a Segunda Guerra, ela não conseguiu mais encontrar emprego na indústria cinematográfica e passou a fotografar. Fez um trabalho importante documentando a tribo dos nubas, do Sudão, que está perto da extinção.

Após completar 70 anos, começou a praticar mergulho para aliviar suas dores nas costas. Ela filmava o fundo do mar e, em 2002, lançou seu último filme, Impressionen unter Wasser (Impressões debaixo d?água), que reunia imagens de mais de 200 mergulhos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade