Rio
– O longa-metragem brasileiro “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, é um dos concorrentes ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 2003. Mais proféticas balizas das estatuetas da Academia, as indicações ao prêmio da Associação Internacional de Imprensa de Hollywood, que acontece no dia 19 de janeiro, em Beverly Hills, foram anunciadas ontem de manhã. “Gangues de Nova York”, de Martin Scorsese; “O pianista”, de Roman Polanski; “O senhor dos anéis: As duas torres”, de Peter Jackson; “The hours”, de Stephen Daldry; e “As confissões de Schmidt”, de Alexander Payne, são os cinco candidatos a melhor filme na categoria drama.“Pelas reações das pessoas que viram o filme lá, era difícil ele não ser indicado. Pior vai ser a concorrência, pois há filmes muito bons”, comentou Meirelles, que concorre, entre outros, com “Fale com ela” e o favorito, inclusive ao Oscar, “Hero” (“Ying xiong”, de Hong Kong).
Como era de se esperar, o inesperado sucesso de bilheteria “O casamento grego” está na lista dos indicados a melhor comédia ou filme musical. Seus quatro concorrentes são “Um grande garoto”, “Adaptação”, “Nicholas Nickleby” e “Chicago”, de Rob Marshall.
A propósito, o longa de Marshall, baseado no musical homônimo da Broadway, foi o campeão de indicações, com o nome incluído em oito subcategorias de comédia ou musical: melhor filme, melhor atriz para Renee Zellweger e Catherine Zeta-Jones, e melhor ator para Richard Gere, entre outras.
O presidente da Associação Internacional de Imprensa de Hollywood, Dagmar Dunlevy, reputou ao filme “Moulin Rouge” a maciça presença de “Chicago” na lista: “O filme realmente trouxe os musicais de volta ao mainstream”.
“Adaptação”, o atual queridinho da crítica americana, recebeu seis indicações, entre elas a de melhor ator em comédia, para Nicholas Cage; melhor diretor, para Spike Jonze; e melhor roteiro, para Charlie Kaufman. Jonze tem como companheiros de corrida Stephen Daldry, Peter Jackson, Rob Marshall, Alexander Payne e Scorsese.
Na lista de filmes dramáticos, “The hours” é o líder, com sete indicações, incluindo melhor filme e melhor atriz para Nichole Kidman e Meryl Streep. Suas rivais são Diane Lane, por “Infidelidade”, e Salma Hayek, por “Frida”.
Jack Nicholson concorre a melhor ator dramático por “As confissões de Schmidt”. O veterano vai concorrer com Daniel Day-Lewis, por “Gangues de Nova York”, Michael Caine por “The quiet American”, Adrien Brody por “O pianista” e Leonardo DiCaprio, por “Prenda-me se for capaz”.
Na categoria comédia ou musical, concorrem com Zellweger e Zeta-Jones as atrizes Goldie Hawn, por “The Banger Sisters”, Nia Vardalos, por “O Casamento Grego”, e a novata Maggie Gyllenhaal, por “Secretary”. Já Nicolas Cage terá que disputar o prêmio com o inesperado Kieran Culkin (“Igby goes down”), além de Hugh Grant (“Um grande garoto”) e Adam Sandler (“Punch drunk love”, de Paul Thomas Anderson).