Amanhã, às 18h30, acontece a inauguração da mostra ?Casa para toda a vida?, da artista Cida Lemos, no hall da Secretaria de Estado da Cultura (Seec). São 18 pinturas que retratam interiores de casas.

continua após a publicidade

Partindo da visão de um olhar feminino, Cida trabalha cores fortes, muitas vezes monocromáticas, como uma das características marcantes do seu trabalho. A temática central é o registro da pessoa presente nesses ambientes. ?A casa se sobressai na identidade do homem contemporâneo?, explica a pintora. O contraste com os interiores vazios provoca um contraponto. ?Não há a percepção de muito calor nos ambientes, apesar do uso e da tonalidade das cores?, complementa.

A identidade é tema recorrente na obra de Cida, que já trabalhou o conceito em corpo e feições. Segundo a artista, isso demonstra um desejo de permanecer no tempo, de poder deixar o seu registro.

A artista

Cida Lemos trabalha com pinturas, profissionalmente, desde 2000, embora a paixão venha desde a infância. ?O desenho era a forma que eu encontrava para me expressar?, conta a artista, que tem Matisse como um de seus principais inspiradores.

continua após a publicidade

Graduada em jornalismo, atualmente ela trabalha exclusivamente com arte. Já realizou, inclusive, exposições em Madri, na Espanha, e Buenos Aires, na Argentina. A exposição ?Casa para toda a vida? pode ser conferida até o dia 4 de outubro no hall da Seec, à Rua Ébano Pereira, 240, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas. Entrada franca.