O Ciclo de Cinema e Filosofia, que acontece na Cinemateca de Curitiba, de terça (23) a quinta, 25 de outubro, é uma parceira com a Associação Nacional dos Docentes de Filosofia (ANPOF). Com entrada gratuita, está inserido na proposta de “desacademizar” a filosofia. O evento faz parte do XV Encontro Nacional da ANPOF, que está na sua primeira edição curitibana.

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Cenas do filme “Metrópolis”, de Fritz Lang, um clássico da ficção científica, serviram de base para o professor italiano radicado no Brasil, Massimo Canevacci, preparar o discurso que abre o ciclo às 20h. 

Doutor pela Università degli Studi di Roma La Sapienza (1973), o professor tem estudos sobre antropologia, filosofia e cinema. Suas reflexões são atuais e envolvem estudos sobre a cidade de São Paulo e as novas mídias.  Canevacci é autor de “Culturas Extremas: Mutações Juvenis nos Corpos das Metrópoles” e “Antropologia do Cinema”.

O filme “O Eclipse”, de Michelangelo Antonioni, na quarta-feira (24), às 19h, será comentado por Marcio Sattin, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Escola da Cidade, em São Paulo, um profundo interessado nas relações entre cinema e filosofia. Sattin é ligado a estudos envolvendo Kant, Wittgenstein e a fenomenologia.

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O ciclo termina com a exibição de “Dias de Nietzsche em Turim”, com a presença do diretor do filme Júlio Bressane, representante do cinema marginal, e da roteirista Rosa Dias, sua esposa, doutora em filosofia pela UFRJ (1993), atualmente professora de Filosofia pela UERJ.

Minicurso sobre Godard – Também acontece nos dias 24 e 25 de outubro, das 10h ao meio-dia, um minicurso de Filosofia e Cinema que parte da obra do cineasta Jean-Luc Godard, particularmente do filme “Nouvelle Vague”. O minicurso será ministrado pelo professor da Universidade Federal Fluminense e doutor em Filosofia Jorge Vasconcellos, que trabalha com filosofia francesa contemporânea e ministra disciplinas envolvendo a sétima arte, além de ter escritos sobre filosofia do cinema.

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Vasconcellos é autor de “Deleuze e o Cinema: Filosofia e Teoria do Cinema”.  Embora o alvo principal sejam os professores de filosofia do ensino médio e seus alunos, o ciclo está aberto para outros públicos.  A capacidade é para cem pessoas.

Serão analisadas cenas de filmes de Godard que deixam claro dois movimentos. O primeiro: a recusa de Godard, em suas práticas artísticas cinematográficas, em pensar o cinema como linguagem. O segundo: como a obra de Godard o coloca na posição de cineasta que teria provocado a passagem do cinema moderno para a contemporaneidade cinematográfica.

A intenção, dizem os organizadores, é mostrar que Jean-Luc Godard foi o primeiro cineasta contemporâneo a questionar as fronteiras entre o cinema, video, pintura/artes visuais e performance.

Serviço

CICLO DE CINEMA E FILOSOFIA

Dia 23

20h:

Conversa sobre o filme Metrópolis (Alemanha,1927)

Direção: Fritz Lang

Palestra com Massimo Canevacci.

 

Dia 24

19h:

Conversa sobre o filme O Eclipse (Itália/França, 1962).

Direção: Michelangelo Antonioni

Palestra com Marcio Sattin.

 

Dia 25:

19h

Exibição do filme Dias de Nietzsche em Turim (BR, 2001 – 85’ – 35mm).

Direção: Júlio Bressane.

Palestra com Júlio Bressane após a sessão do filme

Dias 24 e 25

10h ao meio-dia

Minicurso sobre Godard – Exibição de cenas de filmes do diretor

Palestra com Jorge Vasconcellos

Local: Cinemateca de Curitiba

Ingresso: gratuito