A atração do programa Terça Brasileira, nesta terça-feira (25), no Teatro do Paiol, é o espetáculo em homenagem a Cândido Pereira da Silva, o Candinho do Trombone, um dos mais importantes nomes do choro brasileiro. Sobe ao palco o quarteto instrumental curitibano formado por Osmário Estevam Júnior (trombone e bombardino), Bruna Buschle (baixos), Marcelo Teixeira (violão e guitarra) e André Nigro (bateria e percussão) para interpretar composições de Candinho, além de obras que Pixinguinha criou para reverenciar o compositor.

continua após a publicidade

O inventivo compositor, violonista e trombonista carioca Cândido Pereira da Silva (1879 – 1960), sucessor da tradição musical de Joaquim Antônio da Silva Calado e Anacleto de Medeiros, criou um estilo de composição característico, que serviu de referência para chorões como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. O instrumentista, que foi o responsável por incorporar o trombone aos grupos de choro, também se destacou como maestro, trabalhando na direção da banda de música da Fábrica de Tecidos Confiança, que serviria de inspiração para Noel Rosa em seu samba “Três apitos”.

Desde criança, o músico conviveu com grandes “chorões” como Irineu Batina, Anacleto de Medeiros, Quincas Laranjeira e Donga, além de ter amizade com os então jovens compositores Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Candinho e Pixinguinha são apontados pela formalização do choro de 32 compassos.

Neste show o quarteto instrumental curitibano mostra o importante trabalho que desenvolve, primando por manter elementos tradicionais do choro e baseando-se em uma pesquisa de gravações clássicas, com destaque às realizadas pelo maestro Nelsinho do Trombone, presentes no disco “Candinho na interpretação de Nelsinho”. No repertório também estão clássicos como o “O Nó”, “Abraçando um Kalut” (uma homenagem ao chorão Juca Kalut) e “Curitibanas”, além dos choros “É isso mesmo” e “Trombone Atrevido”, compostos por Pixinguinha.

continua após a publicidade

Serviço:

Programa Terça Brasileira
Data e horário: dia 25 de maio (terça-feira), às 20h
Teatro do Paiol
Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)
Informações de bilheteria: (41) 3213-1340

continua após a publicidade