O Órfão Famoso, Lili, a Rainha das Escolhas e O Menino Inesperado são os três livros-charada que formam a coleção Amigo Oculto (Editora Record), da poeta, atriz e jornalista Elisa Lucinda. São estranhos e encantadores seus personagens, com belas ilustrações de Graça Lima que dão um colorido especial a esse divertido jogo de adivinhações em forma de poesia.

O primeiro deles, O Órfão Famoso, conta a história de um menino solitário, pouco amado, mas do qual ninguém consegue se livrar. A charada a decifrar na leitura dessa história é justamente qual o nome do menino. O segundo é Lili, a Rainha das Escolhas, uma menina que assusta e confunde, mas é sempre muito importante. Há até quem ache que ela é quem nos faz o que somos. E O Menino Inesperado propõe uma charada sobre o nome que significa prenúncio de perigo, cuja presença pode fazer tremer. Mas andar longe dele é perigo ainda maior. Quem são todos eles?

Elisa Lucinda é jornalista, mas se tornou conhecida do público ao unir outros dois de seus talentos: o de atriz e o de poeta. A poeta nasceu em Vitória em 1958 e foi para o Rio em 1982. Estudou teatro na Casa de Artes de Laranjeiras (CAL). Atriz de televisão, teatro e cinema, professora universitária e escritora, Elisa Lucinda tem na diversidade a sua marca registrada. Recebeu prêmio de atriz revelação no Festival de Cinema Brasileiro (Troféu Candango, 1989, em Brasília) e o de melhor atriz no Rio Cine Festival (Troféu Sol de Prata, 1990, Rio de Janeiro). Participou das novelas Kananga do Japão, Araponga e Sangue do meu sangue, e das minisséries Mãe-de-santo e Mulher, entre outros. No palco, foram doze espetáculos, sendo que o último, O semelhante, acabou correndo todo o País, além de Cuba, Cabo Verde, Portugal e Canadá.

continua após a publicidade

continua após a publicidade