Ao entrar num bar, chamar o garçom é a primeira atitude a ser tomada. É desta relação simples e direta que trata o livro Chama o garçom – botecos de Curitiba e as histórias que não vêm na conta, escrito pelas jornalistas Marcia Luz e Simone Mattos e ilustrado com fotografias de Kraw Penas. O lançamento será no dia 15 de janeiro (domingo), a partir das 15 horas, no Beto Batata do Alto da XV.
Em aproximadamente cem páginas, o livro reúne histórias pitorescas, muitas delas inéditas, contadas por proprietários e garçons de diversos bares da cidade. Foram incluídos desde os mais tradicionais, como Stuart, Bar Palácio e Armazém Santa Ana; até bares jovens como Don Max, Jacobina e Beto Batata.
O critério de seleção foi puramente emocional, incluindo locais antigos e recentes. ?O principal era ter boas histórias para contar?, explicam as autoras. Elas afirmam que o objetivo da publicação não é traçar um mapa dos bares da cidade, nem oferecer um guia gastronômico, mas apenas divertir e entreter o leitor.
Entre os bares estão alguns pouco conhecidos da maioria, como o Lusitano e o Solar das Batidas, e outros famosos por características peculiares, como o Tartaruga, o Botafogo, o Silzeu´s e o Gruta da Onça. O último capítulo do livro foi inteiramente dedicado ao extinto 21 Snooker Bar.
As fotos registradas por Kraw Penas, além de ilustrarem o livro, se transformaram numa exposição, que será inaugurada também no dia 15 de janeiro no Beto Batata.
O livro tem criação gráfica de Leandro Taques e Simone Salomão. A elaboração do projeto e marketing cultural ficou a cargo de Mônica Drummond, do Cultural Office.
A publicação foi concretizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e teve patrocínio das empresas Senind, Clinipam, Exclam, Dalcon e Corujão.
Serviço
Chama o Garçom – Botecos de Curitiba e as Histórias que Não Vêm na Conta
& Exposição fotográfica de Kraw Penas
Lançamento: 15 de janeiro, a partir das 15 horas
Local: Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678, Alto da XV, fone 3262-0840)