Chá de Chocalho é atração do Sexta na Concha em Londrina

O "Sexta na Concha" desta sexta-feira (11) terá muita mistura de ritmos genuinamente brasileiros, trava-línguas, experimento e ineditismo. É o grupo londrinense Chá de Chocalho, que se apresenta às 18h30 na Concha Acústica, centro da cidade, com o show "Produto nosso à base de tudo", que tem duração prevista de uma hora e meia. O grupo recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Segundo Anderson Loof, percussionista e vocalista do grupo, o show tem influências de vários compositores consagrados da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Edvaldo Santana e Jackson do Pandeiro. Tem também, conforme ele, influências de outros compositores que não tiveram tanta visibilidade. "São compositores que não fizeram tanto sucesso, mas que nós retratamos no grupo. Tudo isso, misturado com composições nossas também", explicou.

O vocalista comentou que o grupo faz pesquisas musicais para encontrar o "balanço" característico do som brasileiro. "É uma mistura de sons", disse. O nome do grupo remete à tradição popular de que uma criança que chega a certa idade com dificuldades de pronúncia, deve tomar um "chá de chocalho". Segundo a tradição, o chá faria a criança sair falando sem parar como se estivesse com a língua solta. "O nome tem a ver com a nossa sonoridade. A criança toma o chá de chocalho e destrava a língua. O nosso ritmo é quase um trava língua."

Chá de Chocalho é formado por Anderson Loof, no vocal e percussão; Alexandre Garcia, na sanfona, vocal e percussão; Alexandre Malagutti, no vocal e percussão; Eduardo Rorato, na bateria; Eduardo Brancalion, na guitarra, violão e cavaquinho; Fernando Góes, no vocal e percussão, e Filipe Barthen, no vocal, baixo e percussão. Os músicos usam figurinos típicos e a decoração do palco dá ao show um ar de espetáculo.

"As músicas estão pegando bem, tanto que o público está cobrando um CD, mas precisamos de algumas parcerias para que isso seja possível. Precisamos colocar o CD no mercado, já que muita gente está pedindo", afirmou Loof. Segundo ele, o CD terá 80% de composições próprias e os outros 20% será de composições geralmente tocadas nos shows, de artistas da MPB. O show do grupo Chá de Chocalho faz parte da programação do 28º Festival de Música de Londrina (FML), que tem início na sexta e vai até o dia 26.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo