O centenário de nascimento de Noel Rosa – um dos maiores compositores da música brasileira – será lembrado na próxima terça-feira (13), às 18h30, com uma apresentação musical da cantora Lucymar Nicastro e Trio, no Centro Juvenil de Artes Plásticas (Rua Mateus Leme, 56). No repertório serão lembrados alguns dos maiores clássicos de Noel, também conhecido como o “Poeta da Vila”. Entre as composições estão “Conversa de Botequim”, “Gago Apaixonado”, “Três Apitos”, “Com que Roupa?” e “Palpite Infeliz”. A entrada grátis.
Lucymar conta que será acompanhado por um trio musical que já tem muita intimidade com o samba de Noel. Ela divide o palco com Guego Favetti (voz e violão), Adelson Padilha (cavaquinho) e Zezinho do Pandeiro. “Nesse show nós vamos mostrar um pequeno recorte da obra de Noel, que, para mim, foi um compositor brasileiro fabuloso, dotado de grande sensibilidade para contar, em versos, a realidade do povo e seu amor pela Vila Isabel, pelo samba e, é claro, pelas mulheres”, diz a cantora.
Projeto
O Música nos Museus é um projeto da Secretaria Estadual da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical em seus espaços de exposição. A ideia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério principal a qualidade dos músicos paranaenses.
Para a secretária de Cultura, Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir, num só espaço, música e arte. “O projeto Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural.”
Noel
Sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista, Noel Rosa (1910/1937) foi um dos maiores e mais importantes artistas da música brasileira. Nascido no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, aprendeu a tocar bandolim de ouvido, e logo se interessou pela música. Para o violão foi um passo e, descobrindo sua grande habilidade musical, rapidamente ficou conhecido na cena boêmia carioca como o “Poeta da Vila”.
Em 1930, compôs um de seus grandes sucessos, “Com que Roupa?”, que se tornou muito popular no carnaval da época e que transpôs décadas, tornando-se um clássico do cancioneiro brasileiro. Vários sambas foram compostos em uma curiosa batalha musical que ele travava com seu rival, o compositor Wilson Batista, incluindo canções inesquecíveis como “Feitiço da Vila” e “Palpite Infeliz”. Entre os intérpretes que cantaram seus sambas estão Mário Reis, Francisco Alves e Aracy de Almeida.
Noel Rosa deixou legado de mais de 300 canções em breves 27 anos de vida. Através de suas constantes participações no rádio, maior veículo de comunicação da época, ele conseguiu elevar o samba a uma posição privilegiada no cenário musical. Tornar o samba aceito e valorizado por todas as camadas sociais foi uma de suas maiores contribuições. O samba como parte da identidade brasileira só foi possível com a importante obra de Noel Rosa.
Serviço: Música nos Museus – Espetáculo Noel Rosa – 100 anos. Apresentação da cantora Lucymar Nicastro acompanhado Guego Favetti (voz e violão), Adelson Padilha (cavaquinho) e Zezinho do Pandeiro – Única apresentação nesta terça-feira, dia 13, às 18h30, no Centro Juvenil de Artes Plásticas (R. Mateus Leme, 56). Entrada franca.