O grande destaque da programação de filmes da semana, sem dúvida, é Carandiru, de Hector Babenco, que a Globo anuncia para a Tela Quente. Prestes a estrear Carandiru – Outras Histórias na sexta-feira, dia 10, a Globo resolveu exibir, quatro dias antes, o filme que deu origem à série. Inspirado no livro Estação Carandiru, do médico Dráuzio Varella, Carandiru faz lembrar Short Cuts, de Robert Altman, ao cruzar a vida de inúmeros personagens no complexo penitenciário que dá título ao livro. Tudo começa quando Dráuzio Varella, interpretado por Luiz Carlos Vasconcelos, se oferece para realizar um trabalho de prevenção à aids no maior presídio da América Latina. Lá, vivencia a dura realidade que se esconde por trás das grades, que inclui desde superlotação das celas até instalações precárias. Ótimos desempenhos de todo o elenco, principalmente de Rodrigo Santoro, Gero Camilo e Caio Blat.
Outro filme que também merece uma espiadela é A Condessa de Hong Kong, o último da carreira de Charles Chaplin. Estrelado por Marlon Brando e Sophia Loren, é um dos poucos fracassos do genial cineasta. Na época, 1966, o ator vivia exilado com a família em Vevey, na Suíça, onde morreu em 1977, por conta da perseguição imposta pelo governo Truman a suspeitos de envolvimento com atividades antiamericanas. No filme, Marlon Brando interpreta um diplomata americano que, a bordo de um navio, conhece e se apaixona por uma bela e encantadora passageira clandestina, vivida por Sophia Loren. Apesar de um tanto aquém de obras-primas do diretor, como Luzes da Cidade e O Grande Ditador, A Condessa de Hong Kong ainda está acima da média da maioria dos outros filmes da programação.
Hoje
Rambo III – (Band, 21h30) – Rambo III, de Peter MacDonald. Com Sylvester Stallone, Marc de Jorge e Spiros Focas. EUA, cor, 1988, 101 min. Aventura – Coronel Samuel Tratman, professor e amigo de Rambo, é chamado para uma missão na qual ajudará os rebeldes de Mujahedeen contra os soldados soviéticos que invadiram o Afeganistão. Rambo está vivendo tranqüilamente num mosteiro budista, até que Tratman é seqüestrado pelas tropas soviéticas. Ele junta-se aos rebeldes e tenta salvar o amigo.
60 Segundos – (SBT, 22h30) – Gone in 60 Seconds, de Dominic Sena. Com Nicolas Cage, Angelina Jolie e Giovanni Ribisi. EUA, cor, 2000, 101 min. Aventura – Randall Memphis Raines é um lendário ladrão de carros. Nenhuma fechadura ou alarme pode pará-lo. Durante anos, Memphis iludiu a polícia local aplicando todo tipo de golpe imaginável, mas quando o cerco ficou muito intenso, ele decidiu por largar a vida de crimes e partir para uma vida completamente diferente. Já seu irmão mais novo, Kip Raines, sonha em seguir seus passos no mundo do crime. Mas se dá mal. Ele põe a perder um grande assalto de carros, então Memphis se vê forçado a deixar sua aposentadoria para salvar a vida do seu irmão da ira de um terrível mafioso.
Quando é Preciso Ser Homem – (Band, 0h30) – Soldier Blue, de Ralph Nelson. Com Candice Bergen, Peter Strauss e Donald Pleasence. EUA, cor, 1970, 109 min. Ação – Depois de escapar de um ataque de índios e de conseguir safar-se das mãos de um traficante de armas, uma mulher testemunha a mais violenta ação empreendida pelos soldados confederados contra os índios cheyennes: o massacre de Sand Creek.
Tom Horn – (SBT, 1h30) – Tom Horn, de William Wiard. Com Steve McQueen, Linda Evans e Richard Farnsworth. EUA, cor, 1980, 98 min. Ação – Tom Horn, conhecido como rastreador de guerras apaches, chega a Wyoming, onde conhece fazendeiros ricos que o contratam para matar ou espantar para longe os ladrões de gado que os assustavam. Tom Horn era na verdade um matador implacável e truculento que, ao matar um rapaz por engano, se vê esquecido pelos fazendeiros que o abandonam à própria sorte, ou seja, à justiça do velho oeste americano.
Amanhã
Buffy, a Caça-Vampiros – (Globo, 15h50) – Buffy The Vampire Slayer, de Frank Rubel Kuzui. Com Kristy Swanson, Luke Perry e Donald Sutherland. EUA, cor, 1992, 102 min. Comédia – A trama é uma mistura de comédia, aventura e filme de terror sobre uma mocinha bonita que descobre ter uma importante missão: combater vampiros que andam espalhando o medo.
Carandiru – (Globo, 15h50) – Carandiru, de Hector Babenco. Com Luiz Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves e Rodrigo Santoro. Brasil, cor, 2003, 102 min. Drama – Um médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção à aids no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele vivencia a realidade de trás das grades, que inclui superlotação das celas, instalações precárias, dentre outras questões. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que dentro da prisão existe solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.
Terça
Construindo uma Carreira – (Globo, 15h50) – Career Opportunities, de Bryan Gordon. Com Frank Whaley, Jennifer Connelly e Barry Corbin. EUA, cor, 1991, 102 min. Comédia – Josie é trancada por acidente numa loja onde é obrigada a passar a noite. Filha de um homem muito rico, ela descobre que terá a companhia de Jim, um faxineiro com fama de mentiroso. A dupla acaba se entendendo, mas tudo se complica quando descobre dois ladrões no local.
Quarta
Jovens Bruxas – (Globo, 15h35 h) -The Craft, de Andrew Fleming. Com Robin Tunney, Fairuza Balk e Rachel True. EUA, cor, 1996, 102 min. Terror – A mocinha Sarah chega a Los Angeles. Com dificuldade para se integrar à nova turma na escola, ela se junta a três meninas, Nancy, Bonnie e Rochelle, que praticam magia negra. Juntas, elas invocam o poder maligno com o intuito de alcançar seus objetivos. As conseqüências são surpreendentes.
Quinta
Zamora um Amor de Gorila – (Globo, 15h35) – Mom Can I Keep Her, de Ed Raymond. Com Gil Gerard, Kevin Dobson e Alana Stewart. EUA, cor, 1998, 100 min. Comédia – Timmy, 12 anos, tem problemas na escola, em casa, por conta de sua nova madrasta e com o pai, que não lhe dá atenção. Tudo se complica ainda mais quando ele insiste em levar para casa sua nova amiga: uma enorme gorila.
A Condessa de Hong Kong – (Globo, 3h30) – A Countess From Hong Kong, de Charles Chaplin. Com Marlon Brando, Sophia Loren e Sydney Chaplin. EUA, cor, 1996, 101 min. Comédia – A bordo de um navio, rumo a um novo posto, diplomata americano encontra uma bela e encantadora passageira clandestina. Tem início um novo e complicado romance.
Sexta
Hércules em Busca do Reino Perdido – (Globo, 15h50 ) – Hercules And The Lost Kingdom, de Harley Cokeliss. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn e Renee O?Connor. EUA, cor, 1994, 104 min. Aventura Numa época muito distante, Hércules, filho de Zeus e o mais forte dos homens, procura uma cidade mágica ameaçada de destruição por sua arquiinimiga: a deusa Hera. Em sua jornada, o herói enfrenta uma série de perigos, entre eles, um gigante e um monstro marinho.
Doze Homens e Uma Sentença – (Globo, 3h25) – 12 Angry Men, de William Friedkin. Com Courtney B. Vance, Jack Lemmon e George C Scott. EUA, cor, 1997, 102 min. Drama – Júri composto por 12 homens julga um jovem latino. A princípio, apenas um dos doze jurados considerava o réu inocente, porém após muita discussão, onze jurados acreditavam na inocência do réu e apenas um o considera culpado.
NR: Até o fechamento desta edição, as emissoras não haviam enviado os filmes do sábado.