Os australianos reagiram com choque na última quarta-feira à notícia da morte do ator Heath Ledger, encontrado num apartamento em Nova York, provavelmente vítima de uma overdose de remédios – embora a família tenha atribuído a morte a um acidente. Ledger, de 28 anos, aclamado por sua interpretação de um caubói gay em O segredo de Brokeback Mountain, foi achado morto por uma empregada, nu ao pé da sua cama, cercado por pílulas. O serviço médico legal de Nova York realizou uma autópsia em Heath ontem e informou que a causa da morte do astro de Hollywood deve ser determinada em um prazo de dez dias a duas semanas.
?Que terrível tragédia. Meu coração está com a família?, disse a atriz Nicole Kidman, também australiana.
Ledger foi achado às 15h26 de quarta-feira (18h26, horário de Brasília), por uma empregada que tentou acordá-lo para uma sessão de massagem. O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, disse que o país perdeu um de seus melhores atores na flor da idade.
?Os papéis diversos e desafiadores de Heath Ledger serão lembrados como alguns dos grandes desempenhos de um ator australiano?, afirmou Rudd em nota.
Ledger era um dos integrantes mais jovens da ?máfia australiana de Hollywood?, como batizou a imprensa local. Kidman, Russell Crowe, Naomi Watts e Hugh Jackman também fazem parte desse ?clube?.
Entre os filmes feitos por ele se destacam também O patriota, A última ceia, Os irmãos grimm e casanova. Atualmente, podia ser visto em Não Eetou Ll, em que é um dos vários atores que representam o cantor Bob Dylan. Ele deixa pronta sua participação no novo filme do personagem Batman, no papel do vilão Coringa.