Os colecionadores de obras da pintora Tarsila do Amaral têm prazo até o final do próximo mês de junho para que seus quadros sejam incluídos no Catálogo Raisonné da artista, ora em produção pela Base7 Projetos Culturais, empresa do Grupo Academia. Contando com o patrocínio da Petrobras desde o início, o catálogo terá também uma edição impressa de três volumes, além da versão eletrônica já prevista inicialmente (CD-ROM e internet). A Petrobras já tem em seu histórico o apoio à catalogação das obras de Cândido Portinari e Iberê Camargo.
A primeira fase do projeto, que está em andamento, abrange todo o processo de pesquisa e catalogação de informações, além de digitalização de dados e imagens. Nesta etapa, a equipe de pesquisa vem realizando concomitantemente ao trabalho de identificação dos diferentes colecionadores da obra da artista e seu mapeamento em várias cidades brasileiras, a catalogação da obra da artista junto a coleções já identificadas. A documentação está estruturada em quatro grandes grupos: Pesquisa e Levantamento Inicial; Documentação e Catalogação Inicial; Documentação, Catalogação Final e Registro, além de Análise da Comissão Técnica.
Os pesquisadores esperam localizar mais obras no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, São Paulo capital e interior, Argentina, Portugal e França. O projeto foi encaminhado ao Ministério da Cultura Lei de Incentivo à Cultura, e aprovado conforme publicação no Diário Oficial da União em 19 de dezembro de 2005.
Mais informações no site www.base7.com.br ou pelo e-mail tarsila@base7.com.br.