O Pequeno Teatro do Mundo.

Meninos dançarinos fazem sucesso contado a história de catadores de lixo no espetáculo O Pequeno Teatro do Mundo, que será apresentado segunda-feira, às 20h, no Guairinha, em Curitiba, com entrada franca. São jovens entre 12 e 22 anos, que participam do Projeto Dança Masculina, da Escola de Dança do Teatro Guaíra.

Tudo começou quando o coreógrafo Jair Morais iniciou uma pesquisa nas ruas de Curitiba. Ele pôde observar o dia-a-dia desses jovens que vivem do lixo. Alguns deles não só vendem o lixo, como moram em caixas de papelão ou no próprio carrinho que utilizam para o transporte do material reciclável. Mesmo assim, conseguem acalentar sonhos que do lixo eles poderão tirar algo melhor para a vida.

O coreógrafo transformou a vivência em textos que os meninos falam durante a apresentação. ?Muitos garotos sofrem com o preconceito, e por vezes são confundidos com marginais ao se aproximarem de alguém. Mas nem sempre são tão maus assim. Eles só querem um pouco de atenção e de carinho?, observa Jair.

Nitis Jacon, a diretora- presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, ficou muito entusiasmada com a performance dos bailarinos: ?Assisti ao ensaio de O Pequeno Teatro do Mundo?, comentou. ?São 20 bailarinos que conseguem aliar a sua busca de perfeição técnica na área da dança-teatro à uma intensidade dramática que é espontânea de cada um, e que certamente estará se desenvolvendo para alcançar alta qualidade artística. Até lá, apresentam um resultado muito impactante, comovedor e belo. O Centro Cultural Teatro Guaíra tem grandes esperanças nesse grupo e na Escola de Dança do Teatro Guaíra, assim como seus corpos estáveis, já estão atestados?.

Pré-estréia

O espetáculo que estréia no palco do Guairinha já travou um pequeno contato com o público: parte da coreografia foi apresentada em Jaraguá do Sul. O sucesso foi tanto que os meninos foram convidados para abrir o Festival do Mercosul de Bento Gonçalves. Em seguida participaram da programação do Festival de Dança de Curitiba, na Rua da Cidadania do Carmo, e da Mostra de Teatro de Santo Antônio do Sudoeste, dentro do projeto de Paranização, do Centro Cultural Teatro Guaíra.

***

Coreografia e direção de Jair Moraes, com música de Carl Orff. Entrada franca.

continua após a publicidade

continua após a publicidade