Após um encontro de uma semana no mês de junho em Assunção, no Paraguai, membros da classe da área artística de Cascavel retornam, nesta quarta-feira, à capital paraguaia para um novo intercâmbio cultural. Desta vez, acompanhados por bailarinos e coreógrafos que participarão do 12º Encontro Interamericano de Dança, que acontece no teatro do Centro Paraguaio Japonês. A comitiva ficará alojada no Instituto Geográfico Militar e retorna no domingo, dia 23.

continua após a publicidade

Treze bailarinos representando as modalidades balé clássico, contemporâneo,  street dance e capoeira participam da viagem. De acordo com o secretário da Cultura, Júlio César Fernandes, o convite para este encontro partiu dos contatos obtidos na viagem realizada no final do mês passado.

"O Conselho Diretor do Fundo Nacional da Cultura e das Artes (Fondec), através de Katty Ortega, teve a iniciativa de convidar Cascavel para o evento. A partir disso, alguns bailarinos de Cascavel foram convidados para fazer parte de uma delegação, com o intuito de fomentar ainda mais o intercâmbio entre os países do mercosul", frisa. Segundo a professora de dança do Colégio Cristo Rei, Graziela Leme, o encontro, além de apresentar a arte local aos países vizinhos, representa muito para os alunos participantes. "Três deles são meus alunos e esta viagem só tende a acrescentar", relata.

Para a professora Leandra Vagliatti, o principal benefício do encontro está projetado na integração que se forma entre os bailarinos paraguaios e os brasileiros. "Independente do nível em que se encontram, todos podem tirar bom proveito se souberem fazer trocas e receber informações", diz ela. "Além disso, em oportunidades como esta, os alunos se esforçam para levar o melhor de si, o que resulta num crescimento natural", acrescenta. A viagem é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com apoio cultural da Edotur Transporte.

continua após a publicidade