Gestores públicos, agentes culturais e representantes da sociedade civil de diversos municípios da região Oeste do Paraná estarão se reunindo nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), em Foz do Iguaçu, para discutir o processo de implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), dentro das Oficinas do SNC, na Fundação Cultural. Representando Cascavel nesta etapa de sistematização, participam o secretário da Cultura de Cascavel, Julio Cesar Fernandes, e o diretor de Difusão Cultural, Wanderlei dos Anjos.
Segundo eles, as oficinas serão espaços de informação e articulação para o fortalecimento da malha institucional que dará a sustentação necessária à consolidação do Sistema Nacional de Cultura. ?Por toda a sua expressividade em todas as linguagens artísticas, Cascavel não pode ficar de fora destas discussões. Precisamos dar visibilidade à nossa produção e contribuir para um debate mais amplo sobre cultura?, explica Julio Cesar.
Ele observa que o Ministério da Cultura está dando um passo importante na implantação de um amplo Sistema de Apoio e Estímulo à Cultura. ?A nova fórmula certamente afetará muitos artistas, grupos e entidades que atuam no desenvolvimento de ações e projetos culturais, por isso, é importante a nossa participação neste processo?, conclui o secretário.
Programação
A abertura das oficinas acontece nesta quinta-feira (14), na sede da Fundação Cultural, a partir das 8h30. Logo depois, às 9 horas, será realizado debate sobre a contextualização histórica e informações gerais a respeito do SNC e do Sistema do Ministério da Cultura. A programação segue com a plenária acerca das políticas de fomento à cultura, e a exposição dos facilitadores e diagnóstico em grupos. No mesmo dia, haverá ainda discussão relativa à gestão da cultura do país e os mecanismos e processos de participação popular.
Na sexta-feira, 15, os trabalhos iniciam com o compartilhamento dos diagnósticos dos grupos, seguidos pelo diálogo conjunto sobre os resultados das conferências. Depois do intervalo, será promovida palestra com o tema ?Visão de futuro sobre a malha institucional do SNC na região?. A partir dos resultados, os participantes do encontro se dividirão em subgrupos com o intuito de identificar as possibilidades de ação. Feito isso, haverá o compartilhamento das propostas sugeridas.