Acontece nesta quarta-feira a abertura das atividades do Programa Circuito da Cultura Cidadã, realizado pela Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura. O Jardim Floresta será o primeiro bairro a ser contemplado com o programa. A ação faz parte da nova política pública de cultura do Município.
No primeiro dia do evento, a Banda Ideal apresenta o Projeto Rock Cidadão, às 21 horas, na quadra coberta da Associação de Moradores do Jardim Floresta. Na quinta-feira, serão realizadas duas apresentações da peça "O Menino Maluquinho", da Associação Centro de Pesquisa Teatral (ACPT), no Salão Comunitário do bairro, às 15 e às 16h30. Às 21 horas, haverá apresentação do coral da Igreja Adventista.
Na sexta-feira (19), ainda no Salão Comunitário, a Associação Cultural Akadac se apresenta às 15 horas com o espetáculo de dança "Baile Encantado". Às 21 horas, a Associação Amigos da Arte encena a peça "Neurose". Para sábado estão previstas atividades culturais na Avenida dos Papagaios, das 14 às 18 horas.
O programa atenderá dez bairros e dois distritos até o final do ano. Do Floresta, as atividades seguem para os bairros Pacaembu (24 a 27 de maio), Guarujá (02 a 05 de agosto), Aclimação (13 a 16 de setembro), Claudete (20 a 23 de setembro), Morumbi (04 a 07 de outubro), Paulo Godoy (18 a 21 de outubro) Turispark (08 a 11 de novembro), Santa Cruz (22 a 25 de novembro), Santo Onofre ( 29 de novembro a 02 de dezembro) e os distritos Juvinópolis (30 de agosto a 02 de setembro) e Sede Alvorada ( 25 a 28 de outubro).
Para o secretário da Cultura, William Fischer, o programa sinaliza uma nova direção para a política cultural da cidade, cujo alcance é coletivo. "A partir deste projeto, a democratização da cultura em Cascavel tende a se ampliar de forma considerável. Além disso, é preciso considerar a produção cultural de toda a população", explica. "Uma política de inclusão cultural pode converter-se em fator estratégico de uma política mais ampla de governo", complementa.
ROCK CIDADÃO – A Banda Ideal, adepta do estilo pop-rock nacional e internacional, é formada atualmente por professores de música do Colégio Ideal. Nascida de um projeto interno – Música na Escola, em 1999 -, a banda já lançou dois CDs com músicas compostas pelos integrantes, incluindo alunos participantes do projeto. Segundo o vocalista, Sérgio Ribeiro, esta é a segunda vez que a banda participa do projeto Rock Cidadão nos bairros. "No ano passado realizamos aulas de violão, guitarra, bateria e práticas de banda gratuitamente em alguns bairros. Neste ano, com o Circuito Cultura Cidadã, nossa proposta é divertir o público com nossa música", explica. A banda é composta por mais quatro integrantes: Ricardo Weiber (guitarra), Fabiano Góes (bateria), Gelson Poletto (baixo) e Marcos Góes (teclado).
SERVIÇO
Evento: abertura do Programa Circuito da Cultura Cidadã
Data: 17 (quarta-feira)
Local: Jardim Floresta
Horário: 21 horas
Informações: 3321-2104