As construções históricas da Lapa são fontes de inspiração dos artistas Altamir Rosário e Sérgio Serena. Os dois lapeanos cresceram separados, mas agora unem-se com a mesma temática na exposição Casario Lapeano, que será aberta na próxima terça-feira (19), às 18 horas, na Sala do Artista Popular (Rua Saldanha Marinho, s/n, anexa à Secretaria de Estado da Cultura).

continua após a publicidade

Rosário e Serena são autodidatas: um se expressa por meio do grafite, outro do nanquim, mas independente da técnica, dialogam entre si. Recordações e vivências ganham forma nos desenhos que retratam a arquitetura colonial de sapê, madeira e alvenaria dos casarios da histórica Lapa.

Altamir Rosário

Atualmente com 64 anos de idade, desde os 8 dedica-se a pintura. Na adolescência criou painéis para decorar o Carnaval do Clube Congresso Recreativo na Lapa, mas é somente a partir da aposentadoria, em 1989, que o dom – que havia sido deixado de lado – ressurge. E é no grafite que Altamir Rosário descobre o caminho de volta.

continua após a publicidade

Traços firmes, linhas fortes e sombras dão forma às imagens de construções antigas do centro histórico da Lapa. ?Eu me inspiro em tudo o que me faz lembrar a minha cidade natal. Faço questão de registrar minhas lembranças através dos meus desenhos?, afirma Rosário. Nas obras que cria, o artista não se esquece dos detalhes precisos, que tornam as obras muito semelhantes à realidade.

Sérgio Serena

continua após a publicidade

Nascido na Lapa, em 1950, na colônia São Carlos, ainda criança muda-se para Curitiba. Porém, os passeios na cidade natal ? onde ainda possui uma chácara – foram marcantes e ganharam vida quando Serena entra em contato com a arte, trabalhando na Fundação Cultural de Curitiba. ?Sempre gostei de casas antigas, principalmente de madeira?, conta o artista que há dois anos faz desenhos em nanquim sobre papel. A evocação da infância está sempre presente em suas obras: as casas dos imigrantes, a moradia em que viveu quando criança e os rústicos lambrequins, que permanecem na memória.

Serviço:
Casario Lapeano, com obras de Altamir Rosário e Sérgio Serena
Sala do Artista Popular
Rua Saldanha Marinho, s/n (anexa à Seec).
A exposição permanece aberta até 3 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30.
Informações: (41) 3321-4743.