Uma coleção de fotografias e cartões-postais com imagens de Curitiba, no início do século XX, reunidas pela professora Júlia Wanderley, estará em exposição a partir da próxima terça-feira, às 19h, na Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30). As 120 imagens pertencem ao acervo da Casa da Memória e integram também o Boletim Casa Romário Martins nº 129 – "Um Olhar para o Futuro – Coleção Júlia Wanderley", que será lançado na ocasião.

continua após a publicidade

Primeira professora formada pela Escola Normal de Curitiba, lembrada até hoje por suas atividades no magistério e na vida cultural da cidade, Júlia Wanderley aproveitou os primeiros momentos da popularização da fotografia para preservar a memória do Paraná. "Enquanto a maioria das pessoas viu na fotografia a perpetuação da imagem pessoal e familiar, Júlia, com a perspicácia de quem sentia as possibilidades do seu tempo, nela vislumbrou uma forma eficaz de registrar os acontecimentos cotidianos", explicam os historiadores Marcelo Sutil e Maria Luiza Gonçalves Baracho, da equipe do Departamento de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.

A coleção passou a integrar o acervo da Fundação Cultural em 1993, quando foi assinado um termo de doação e direito de uso, cedido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. A exposição reúne imagens da capital, vistas de localidades do interior, solenidades e fatos do dia-a-dia, além de fotos que contam parte da sua história familiar. O Boletim Casa Romário Martins contém, além de todas as fotografias expostas, a biografia de Júlia Wanderley e uma análise do material reunido pela colecionadora.

continua após a publicidade