?A arte é expressão de nossa vida, de nossas paixões, de nossos vícios e virtudes?. Pensando desta forma, João Turin marcou as artes no Paraná e foi o precursor da escultura no Estado. Alguns de seus trabalhos podem ser conhecidos na Casa João Turin (Rua Mateus Leme, 38). O acervo conta com cerca de 260 esculturas em bronze e peças em argila e plastilina. O público também pode conhecer 170 pinturas do artista. Todos os meses as obras expostas são trocadas. O espaço também promove exposições temporárias e projetos de interação entre o museu e escolas.

continua após a publicidade

Localizada no setor histórico de Curitiba, a Casa João Turin tem estilo neoclássico do início do século e abriga desde 1989 os trabalhos e a história do artista paranaense João Turin. Apesar de realizar obras em pintura, Turin sempre se apresentava como escultor, destacando-se com a representação de animais. No local estão expostas obras de diversas fases do artista: baixos-relevos, moldes, esculturas plenas, incluindo desenhos, estudos, projetos, correspondências e manuscritos. As temáticas variam: personalidades históricas, índios, fauna e flora do Paraná.

O artista iniciou os estudos na Escola de Artes e Ofícios de Antônio Mariano de Lima, em Curitiba, onde depois atuou como professor. Aos 27 anos de idade, seguiu para a Bélgica e especializou-se em escultura na Real Academia de Belas Artes de Bruxelas, sob os ensinamentos do reconhecido mestre Charles Van der Stappen.

Turin foi premiado no Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, em 1944 e 1947. As peças foram vendidas à Prefeitura do Rio de Janeiro e colocadas em espaços públicos da cidade: ?O Tigre Esmagando a Cobra? está na Praça General Osório e ?Luar do Sertão?, no Zoológico da Quinta da Boa Vista. Em Curitiba podem ser encontradas reproduções dessas obras na Avenida Cândido de Abreu, próximo à Prefeitura Municipal, e na Avenida Manoel Ribas, perto do Parque Barigüi.

continua após a publicidade

João Turin nasceu em Porto de Cima, em Morretes, no dia 21 de setembro de 1878 e faleceu em Curitiba, em 9 de julho de 1949, aos 70 anos, deixando algumas obras inacabadas e um legado incontestável para as artes plásticas do Paraná.

Serviço:
Exposição João Turin
Casa João Turin (Rua Mateus Leme, 38) ? Centro ? Curitiba – Paraná
De segunda a sexta-feira, das 09h00m às 18h00m, sábado e domingo, das 10h00 às 16h00m
Tel: 41 3223-1182

continua após a publicidade