A Casa Hoffmann ? Centro de Estudos do Movimento realiza de 29 a 31 de outubro um workshop de dança com a coreógrafa portuguesa Ainhoa Vidal. Bailarina e performer, Ainhoa Vidal é especialista em "terapia do movimento", sendo uma das seguidoras do método Danis Bois ou "fasciaterapia", que investiga o movimento a partir do estudo da anatomia e da fisiologia dos tecidos do corpo. O curso será realizado em duas modalidades, "Composição e dança ? Presenças em investigação" e "Hands On-In", cada uma com inscrições a R$ 40,00.

continua após a publicidade

Pós-graduada em "Pedagogia Perceptiva do Movimento" e em "Arte e Terapia do Movimento" pela Universidade Moderna de Lisboa, Ainhoa Vidal é autora do espetáculo "Isto é para ti", realizado em 2003 com Maria Leão, onde todo movimento externo vinha do movimento interno dos tecidos. Depois disso, a coreógrafa começou a procurar um método próprio de trabalho, mesclando os princípios do terapeuta francês com a sua experiência como bailarina e investigadora do corpo. Atualmente, Ainhoa Vidal orienta o curso "O Corpo ? Anatomia Experimental", no Centro em Movimento, de Lisboa, onde trabalha inclusive com bebês e pessoas com necessidades especiais.

A fasciaterapia, metodologia utilizada pela bailarina em seu trabalho, busca a integração do corpo e da mente. Foi desenvolvida na França, nos anos 80, por Danis Bois, fundador da Pedagogia Perceptiva do Movimento. Em conjunto com uma equipe de cientistas e profissionais de saúde, o terapeuta pôs em evidência que o corpo humano é animado por um movimento, o qual chamou de essência cinética ou movimento interno. Esta animação interna é constante, autônoma, organizada e portadora de uma força de auto-regulação do organismo. É nos "fáscias", tecidos específicos do corpo humano, que circula o movimento interno.

Além da aplicação terapêutica no alívio de dores e tensões, a fasciaterapia acabou contribuindo para uma abordagem teórica e artística sobre o movimento. "O corpo é sábio e cada vez que isso é encarnado mais profundamente nos tecidos, mais vemos o corpo abrir-se aos segredos que contém", diz Ainhoa. "O corpo não só fala como sabe bem sobre o que quer falar. Basta apenas que se encontre o lugar em que isso acontece. O corpo fala por si e fala quando é escutado", explica a bailarina.

continua após a publicidade

Serviço
Workshop com Ainhoa Vidal
Casa Hoffmann ? Centro de Estudos do Movimento (R. Claudino dos Santos, 58 ? Setor Histórico)
Dias 29 e 30 de outubro, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Dia 31, das 18h30 às 21h
Informações: 3321-3228