Foto: Divulgação

A brinquedoteca faz a alegria das crianças que visitam a 15 Casa Cor.

continua após a publicidade

A Casa Cor Paraná não é voltada apenas para o público adulto. No local, também foi montada uma brinquedoteca, bastante utilizada pelos filhos de arquitetos expositores e da pessoas que visitam os ambientes.

Nesta décima quinta edição da exposição – que acontece no Clube Concórdia (Rua Carlos Cavalcanti, 815, Centro Histórico de Curitiba) -o espaço infantil foi idealizado pelos arquitetos Denis Muniz e Rogério Mäder. Ambos participam pela primeira vez da Casa Cor.

?Construir um ambiente voltada às crianças foi um grande desafio para nós. Não temos filhos. Então, tentamos resgatar coisas de nossa própria infância, ligadas à realidade das crianças curitibanas. Colocamos à disposição um computador e uma tela de TV para que as crianças pudessem utilizar. Entretanto, procuramos não dar grande ênfase à parte eletrônica, valorizando mais os brinquedos lúdicos?, dizem.

Construída dentro de dois contêineres e com um deck externo, a brinquedoteca tem um apelo visual bastante forte ao público infantil. Para projetá-la, os arquitetos não economizaram na utilização das cores. Entretanto, todas se harmonizam formando um ambiente bastante agradável e convidativo à liberação da imaginação e ao estímulo da criatividade.

Foto: Divulgação

Os idealizadores do espaço, os arquitetos Rogério Mäder e Denis Muniz.

continua após a publicidade

No local, tido como funcional, meninos e meninas podem criar cenários através de um quadro de imã, interagir com joaninhas de cerâmica, desenhar, pintar, adquirir noções de perspectiva e se encantar com o formato inusitado de alguns objetos.

Porém, também possuem bastante espaço livre para inventar suas próprias brincadeiras, podendo, literalmente, deitar e rolar, além de pular e virar algumas cambalhotas.

continua após a publicidade

?Temos recebido crianças de todas as idades, mas principalmente entre quatro e sete anos. Elas estão adorando o espaço e nos dando um retorno bastante positivo de nosso trabalho?, afirmam Denis e Rogério.

?O mais interessante é que o espaço também tem agradado aos adultos. Para que eles também pudessem usufruir e brincar junto com seus filhos, os móveis não são tão minimalistas e possibilitam a utilização e o conforto a pessoas de todas as faixas etárias.?

Outra coisa que mereceu atenção no trabalho dos arquitetos foi a segurança. Os móveis da brinquedoteca têm extremidades arredondadas, o sofá é dotado de moldura acolchoada e o um guarda-corpo foi instalado no deck externo, evitando que as crianças possam cair e se machucar.

A Casa Cor Paraná acontece até o próximo dia 20, estando aberta de terça a sábado, das 13h às 21h, e no domingo, das 11h às 19h. Os ingressos custam R$ 22,00 (é concedida meia-entrada a estudantes com carteirinha e pessoas com mais de 60 anos).