Casa Andrade Muricy recebe mostra japonesa

A mostra Sharaku Revisitado, que está percorrendo diversos estados brasileiros, será aberta em Curitiba no dia 10 de janeiro, na Casa Andrade Muricy. A exposição veio ao Brasil sob a responsabilidade do consulado do Japão. São 81 trabalhos de diversos artistas contemporâneos, incluindo reproduções do Instituto Adashi, um dos importantes espaços artísticos daquele país.

Não se trata de um panorama da obra de Sharaku, nem uma coletânea de exemplos famosos de ukiyo-e, estilo em xilogravura criado no século 17 e que descrevia pessoas, paisagens da natureza, o cotidiano e o universo do teatro japonês. A exposição é um relatório da reinterpretação de trabalhos de ukiyo-e, do genial Toshusai Sharaku, feita por designers gráficos e artistas de hoje, 200 anos depois de seu tempo. Sharaku nasceu em Edo, no Japão, há cerca de dois séculos.

Cada artista construiu suas próprias estratégias para lidar com o tema, criando reinterpretações a partir de seus pontos de vista contemporâneos. Sharaku foi a vanguarda que levou seu tempo um passo adiante. As feições deformadas e expressões exageradas vistas nos retratos e bustos dele eram reforçadas por um olhar inclemente, que poderia, de forma dinâmica, fixar a realidade em apenas um instante.

Três grandes seções compõem a mostra: Reproduções de Sharaku, com 28 trabalhos, Sharaku na Arte Gráfica, também com 28 obras, e Tributo a Sharaku, com 24 trabalhos. Nessa última seção estão também objetos, esculturas e cerâmicas. Quase todas as obras expostas são novas e concebidas especialmente para essa mostra.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo