Divulgação
Marcelo Naral diz que um bom produtor precisa gostar de música, entender da estrutura da mesma e ter uma certa intimidade com a tecnologia.

Uma atividade para quem é apaixonado por música, não tem medo de novos desafios e gosta de emocionar o público com idéias ousadas e criativas. A carreira de produtor musical está em alta no Brasil e tem atraído um número cada vez maior de pessoas que buscam aliar trabalho, prazer e satisfação pessoal.

continua após a publicidade

?Como em todas as áreas, existem muitos produtores musicais atuando no Brasil. Entretanto, sempre há espaço para quem tem determinação e espírito empreendedor. Para ser um bom produtor, o profissional precisa gostar de música, entender da estrutura da mesma e ter uma certa intimidade com a tecnologia?, diz o produtor musical, compositor e multi-instrumentista Marcelo Naral, que atua em São Paulo, considerado o maior mercado de produção musical brasileiro.

No Brasil, não existe uma formação acadêmica específica para produtores musicais. Prova disso, é que existem muitos engenheiros, comunicadores, advogados e profissionais de outras áreas atuando no mercado. Na maioria das vezes, o produtor tem alguma formação em música ou uma história de vida ligada à música.

Financeiramente, Naral garante que também é possível garantir o sustento da família trabalhando na área. Mais uma vez, a sobrevivência depende de gosto pela atividade, talento e dedicação. ?Um bom produtor, estando bem empregado, pode tirar de R$ 5 mil a R$ 20 mil, dependendo de sua área de atuação. Em São Paulo, o mercado costuma ser mais valorizado do que no restante do país?, comenta.

continua após a publicidade

No Paraná, também existe muita gente atuando na área, embora a remuneração costume ser menor. Segundo o produtor musical Júnior, que está na atividade há cinco anos e tem um estúdio de gravação em Curitiba, o mercado paranaense, no que diz respeito à gravação de CDs de artistas, cresceu bastante nos últimos dez anos.

?Antigamente, um artista que queria divulgar o seu trabalho e gravar um CD de qualidade tinha que ir para São Paulo. Hoje, já é possível fazer isto tranqüilamente sem sair do Paraná. Existem vários estúdios de qualidade em Curitiba, Londrina e outras cidades?, declara.

continua após a publicidade

Entre os que optam pela atividade, há aqueles que se dedicam à produção de trilhas sonoras para cinema e teatro; ao sound design (?responsável por gerar a concepção musical presente em um programa ou série de TV?); à realização de spots para rádio; à composição de jingles; e à direção e produção de CDs de artistas nacionais e internacionais.

Marcelo, que atua mais na área de publicidade, garante que, com empenho, a sobrevivência na área é possível.