Na entrevista que deu à reportagem, por ocasião da estreia de Truque de Mestre, de Louis Leterrier, Jesse Eisenberg falou com o maior carinho de Carlos Saldanha. Ele é um dos atores que fornecem a voz aos personagens de Rio. Disse que aprendeu a amar o Brasil por intermédio de Saldanha, que fica o tempo todo falando de música, comida e das belezas do País. O próprio Saldanha participou ontem, 5, com outro parceiro de Rio – Rodrigo Santoro, o dublador brasileiro – da coletiva de Rio I Love You.

continua após a publicidade

Há quase um ano, em 9 de setembro de 2012, a reportagem anunciou que a Conspiração iria fazer o filme brasileiro da franquia I Love You, uma invenção do produtor francês Emmanuel Benbihy para celebrar as que ele chama de ‘cities of love’. Depois de Paris e Nova York, chega a vez do Rio e o produtor Leonardo Barros confirmou os nomes de nove dos 11 diretores – Saldanha, Im Sang-soo, Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Stephen Elliott, José Padilha, Guillermo Arriaga e Nadine Labaki. Vicente Amorim vai fazer as cenas de ligação. Barros também informou que a canção tema será composta e interpretada por Gilberto Gil. A Warner será a empresa distribuidora.

Os dois primeiros segmentos começam a ser rodados nesta semana – Saldanha filma hoje, 6, e amanhã, 7, o coreano Sang-soo na quinta e sexta. Há uma semana Saldanha ensaia com Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer. Como todos os episódios, é uma história de amor, a de um casal de bailarinos. A locação é essencial. Saldanha diz que o Teatro Municipal é ‘uma joia’, ‘um tesouro’. A coletiva realiza-se no tesouro mais escondido do Municipal, o Salão Assírio, no subsolo, com seus belos relevos. “Em Rio, o Carlos (Saldanha) me fez trabalhar a voz.

Aqui, a ferramenta é principalmente o corpo”, definiu Rodrigo. O episódio mistura animação com live action e Bruna e ele foram preparados por um casal de bailarinos – Cassi Abranches criou a coreografia sobre um tema de Heitor Villa-Lobos (e também vai dançar com Diogo de Lima).

continua após a publicidade

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.