Cariocas apresentam peça baseada na obra de Adélia Prado

Contemplados com o prêmio de circulação Myryan Muniz, a Companhia de Teatro Íntimo comemora oito anos de existência levando seu espetáculo “Adélia” para Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Divinópolis, depois de uma bem-sucedida temporada de sete meses no Rio de Janeiro. A viagem se conclui na cidade natal da poeta que, aos 77 anos, tem 15 livros publicados, entre prosa e poesia.

Em Curitiba, “Adélia” estará em cartaz somente nos dias 03,04 e 05 de abril, quarta, quinta e sexta-feira, em duas sessões diárias, às 19h e às 21h30, no Ave Lola Espaço de Criação.

O foco da peça “Adélia” é a obra poética da escritora. E é consequência do estudo de 8 dos poetas mais importantes das últimas décadas: Drummond, Quintana, Cecília Meireles, João Cabral, Manuel Bandeira, Manoel de Barros, Vinícius de Moraes e a própria Adélia Prado. Todos resultaram em montagens de 40 minutos e fizeram parte da ocupação que a companhia realizou no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, no centro do Rio, nos anos de 2008 e 2009.

“Ao longo desses dois anos, conquistamos um público crescente e fiel, através da simplicidade da poesia falada, marca da companhia em seu trabalho poético. Assim a poesia deixa de ser percebida como ‘difícil’ ou ‘distante’ das pessoas e transforma-se em algo íntimo da plateia”, ressalta o diretor da companhia Renato Farias.

Adélia foi a primeira montagem que, ampliada, se transformou em um espetáculo independente e, entre 2010 e 2011 permaneceu sete meses em cartaz no Teatro Solar de Botafogo, onde recebeu grande acolhida de crítica e público. A companhia já prepara a montagem de seu novo espetáculo de poesia, “Coisas de Cabeceira, João”, a partir da obra de João Cabral de Melo Neto.

Além da pesquisa poética, o estímulo aos sentidos é preocupação fundamental na busca da intimidade com a plateia. Em “Adélia, além de laranjas descascadas, goles de cachaça e chuchus novinhos, o público é surpreendido pelo aroma de um bolo de especiarias, preparado e assado ao longo do espetáculo. Ao final, todos podem provar a receita criada especialmente para o espetáculo pelo chef Fréderic Monnier, dono da Brasserie Rosário, parceira da companhia há cinco anos.

Nesta montagem, os espectadores são convidados para um quintal, onde roupas penduradas dividem espaço com bacias cheias d’água. Assim, enquanto a poesia brota das palavras de Adélia, o tempo pede licença e corre lenta e poeticamente, como nas pequenas cidades.

 “Adélia” contrasta desejo e devoção espiritual, num constante diálogo entre o sagrado e o profano.  “É emocionante ver como a poesia de Adélia toca profundamente pessoas de todas as idades. E até quem ainda não conhecia a obra da poeta, sai da peça querendo ler um livro seu”, conta a atriz Gabriela Haviaras.

Além de Adélia, a Companhia realizou montagens a partir de dramaturgia própria, como “Veridiana e eu”, “Cuidado com o Cão” e “Carolina”, todas do dramaturgo Tarcísio Lara Puiati, autor de novelas da Rede Globo, como o recente remake de “O Astro”. Em 2012, a companhia concorreu à categoria especial do Primeiro Prêmio Questão de Crítica, pela pesquisa realizada na série de espetáculos chamada “8 Solos Acompanhados”.    

Serviço

Temporada em Curitiba:

Datas e horários: 03,04 e 05 de Abril – 19h e 21h30

Local: Ave Lola Espaço de Criação

Rua Portugal, 339 – São Francisco – Curitiba

Capacidade: 40 pessoas

Preços – R$ 20,00 e R$ 10,00 – estudantes, classe e maiores de 60 anos

Telefone para informações- 41 2112.9924

Site: http://www.avelola.com/