A capa de Sintetizamor segue a linha futurista e a estética dos quadrinhos. É de Donatinho a concepção da arte do álbum, cuja imagem expõe o tecladista e compositor carioca com o pai, pianista e compositor de origem acriana, em ilustração de Allan Jefferson, desenhista da empresa norte-americana Marvel Comics. “Além de toda a parte musical, a questão artística, gráfica e fotográfica também foi muito bem pensada. O projeto em si inclui não só as 10 faixas do disco, mas também esse futuro meio retrô, que dá uma ideia de anos 1980, sabe?”, diz Donatinho.

continua após a publicidade

Fã confesso da década de 1980, Donatinho conta que sua inspiração veio toda da chamada “década perdida”. “Esse sempre foi meu mundo. Adoro os anos 1980, minhas maiores e mais importantes referências surgiram de lá. Aquela mescla de pop e rock, com uma linha mais dançante e recheada de sintetizadores, sempre mexeu muito comigo”, diz sobre o Rock in Rio. Aos 82 anos, João Donato vai levar seu piano e seu teclado de volta ao Rock in Rio. Rodeando o músico no Palco Sunset, estarão Mariana Aydar, Emanuelle Araújo, Tiê e Lucy Alves. O quinteto se encontrou pela primeira vez na casa de Donato, na Urca, zona sul do Rio, em março deste ano. “Vou levar o piano e o teclado para o palco e, junto com as meninas, faremos um excelente show, tenho certeza”, garantiu Donato na ocasião.

continua após a publicidade

O repertório da apresentação no festival ainda será definido, mas é certa a presença de canções como Sambou, Sambou, Bananeira, Emoriô e A paz – esta última, feita em parceria com Gilberto Gil, é sua criação mais conhecida desde quando retornou ao Brasil de forma definitiva, já na década de 1970.

continua após a publicidade

Será, portanto, um tributo à obra seminal e sem par de Donato, precursor da bossa nova e um dos fundadores da moderna música brasileira, nos anos 1950/1960.

Em 2015, João Donato tocou na Rock Street com integrantes da banda paulistana Bixiga 70, apresentando músicas do CD Donato Elétrico, que seria lançado no ano seguinte.

Na edição de 2011, apresentou-se com Céu no Sunset com o repertório do disco histórico A Bad Donato, de 1970. A apresentação foi um dos grandes destaques daquela noite.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.