Depois de ser acusada pelo governo americano de sonegar impostos em Nova Jersey, a cantora Lauryn Hill se defendeu em seu site oficial. Segundo ela, o período em que a Receita Federal americana alega que ela não apresentou as devidas declarações de impostos, por três anos, durante os quais ela ganhou mais de US$ 1,8 milhão, foi quando decidiu viver à margem da sociedade, para, nas suas palavras, “proteger a família”.
Lauryn acusou a imprensa de dar holofotes a casos como o dela enquanto protege a indústria americana de armas. E que o seu isolamento, à epoca, se deu também motivado por pressão da mídia que criou um “clima de hostilidade, preconceito racial e sexismo” contra ela. A cantora declarou também que chegou a procurar o Departamento de Justiça dos EUA para resolver a questão mas que ninguém a atendeu.
Cada uma das três ações contra a cantora tem pena máxima de um ano de cadeia e uma multa de US$ 100 mil, afirmou o departamento. Lauryn, que uma vez foi integrante da banda de hip-hop Fugees, é mais conhecida por seu álbum “The Miseducation of Lauryn Hill”, de 1998, que ganhou cinco prêmios Grammy, incluindo melhor álbum do ano.
Ela também é proprietária e diretora de quatro empresas: Obverse Creations Music Inc., Boogie Tours Inc., L.H. Productions 2001 Inc., e Studio 22 Inc. Lauryn, cujo endereço está listado como South Orange, em Nova Jersey, deve responder às acusações diante do juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Michael A. Shipp, em Newark, no dia 29 de junho.
