Ainda na infância Andréia Karen descobriu que tinha um dom e, pela convivência no meio musical em que seus pais participavam, decidiu ser cantora. Anos mais tarde, a jovem deu início a sua trajetória musical e hoje é um dos destaques em todos os festivais que compete, quase sempre ficando entre as três primeiras colocações. Recentemente, a cascavelense conquistou mais quatro premiações ? 1º lugar no Festinverno (Coronel Vivida), 1º lugar no festival Pé Vermelho (Palmas), 4º lugar na categoria interpretação popular e 2º lugar em composição no Festcar (Araucária) e 1º lugar em interpretação popular no Laranja da Canção (Laranjeiras do Sul) ? resultados que contribuem para tornar Cascavel mais conhecida dentro deste segmento artístico.

continua após a publicidade

Segundo Andréia, por mais que se tenha bastante experiência em palco, participar destes eventos é garantia de obter maior aprendizado. ?Ter contato com pessoas que cantam estilos diferentes do meu significa um crescimento cultural. Para mim, cantar é poder expressar um sentimento e acho a interação algo muito importante?, comenta.

No entanto, a artista critica a forma com que novos cantores são adicionados no mercado e entende que boa parte dos bons músicos está fora da mídia porque se nega a abraçar tendências. ?Seguir um estilo pronto é fácil. O difícil é ser fiel a um trabalho sério, uma proposta única e de qualidade. Os grandes veículos de comunicação se interessam por aquilo que é fácil para o público assimilar e isso deixa pouco espaço para trabalhos bons e alternativos?, diz.

Na visão de Andréia, não existe fórmula para se ter sucesso, mas sorte e boas indicações. ?Hoje em dia, infelizmente, o que menos se precisa saber é cantar de verdade. É muito fácil ter um CD gravado, pois há equipamentos que corrigem as falhas e isso permite que se possa facilmente ?fabricar? um cantor?, argumenta ela. Contudo, explica que ? ainda que não se tenha um conhecimento nacional ? o preparo vocal, a simpatia e o carisma são fatores fortes para se conquistar o público.

continua após a publicidade

Carreira

Andréia vem adquirindo experiência em casamentos, cerimoniais e através do Musical Prima Canzone. Em concursos e eventos, ao lado de seu noivo que é compositor e violonista clássico, Eduardo Reinert, ela se esforça para dar seu melhor toda vez que sobe ao palco.

continua após a publicidade

Há 12 anos estuda canto popular e há 5 se dedicada ao canto lírico.  Isto, segundo ela, é o sinônimo de muitas conquistas. ?O grande desafio é mostrar um diferencial, tanto técnico quanto artístico. Primeiramente, eu e Eduardo fazemos uma longa pesquisa e buscamos canções que me dêem a possibilidade de mesclar o canto lírico e popular. Ele faz os arranjos para violão e me acompanha ao palco em algumas canções. Costumo dizer que fazemos ?experimentos?. Pra mim, estas boas colocações são o reconhecimento de um longo trabalho?, conclui. Andréia Karen tem apoio da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura. Contato com a artista pelo telefone (45) 9974-5744.