Um reality-show engraçado, divertido, com muita bola no pé e nenhum tipo de voyeurismo. A premissa de Os Convocados Rock & Gol MTV segue a mesma lógica debochada do restante da programação futebolística da emissora musical. No programa, que estréia no dia 19, os doze participantes ficarão confinados durante cinco semanas num centro de treinamento de jogadores, no interior de São Paulo. Lá, passarão por inusitadas provas até que um dos candidatos conquiste a vaga na equipe do Rock & Gol MTV na cobertura da Copa do Mundo da Alemanha. Zico Góes, diretor de programação da MTV, explica que o programa será uma paródia aos diversos tipos de reality- shows existentes, com um tom essencialmente humorístico e futebolístico, e sem nenhum tipo de apelação sensual ou insinuações do gênero. ?Pegamos carona na Copa e fizemos um reality-show fora do padrão apimentado?, ressalta ele.
A idéia é que durante os três meses de exibições ao vivo, de quinta e domingo, às 22h e flashes de cinco minutos nos outros dias, Os Convocados Rock & Gol MTV mostre desafios inusitados, que vão desde a simples disputa de partidas de futebol e testes de conhecimentos sobre o esporte, até testes de perícia no preparo de receitas da cozinha alemã e em danças típicas germânicas. A escolha dos eliminados será feita pelo público ao final de cada semana. ?Será um programa alegre, com cara do nosso público?, adianta Zico Góes.
O comando de Os Convocados Rock & Gol MTV ficará a cargo dos jornalistas Paulo Bonfá e Marco Bianchi, que costumam fazer narração e comentários nas apresentações do Rock & Gol MTV. Ansioso por encarar, pela primeira vez, o comando de um reality-show, Bianchi afirma que pretende recorrer às armas que tem. Ou seja: a irreverência. Ele diz que fará sofrer os participantes que tentarem puxar o saco dos apresentadores para conseguir algum tipo de regalia ou vantagem sobre os demais. ?Não vamos humilhar, mas também não vamos deixar de zoá-los?, promete.
Chacotas e brincadeiras à parte, Paulo Bonfá diz que o grande diferencial do programa é a oportunidade do vencedor ir à Copa com a equipe do Rock & Gol e realizar a cobertura do evento de uma forma diferente. Ele explica que, ao contrário das coberturas jornalísticas das emissoras especializadas, a equipe da MTV vai priorizar os bastidores da competição, com reportagens sobre as curiosidades das cidades-sede dos jogos e o comportamento das torcidas, entre outras. O apresentador enfatiza que o vencedor não vai ter problema, mesmo não tendo nenhuma experiência jornalística, uma vez que receberá o acompanhamento da equipe da emissora. Além disso, o aspirante a repórter será treinado antes de viajar, produzindo e apresentando matérias para o Rock & Gol MTV. ?Ele vai esquentar desde já para não fazer feio na Alemanha?, brinca Bonfá.
O vencedor de Os Convocados Rock & Gol MTV, porém, não tem futuro na emissora. Zico Góes afirma que não há possibilidade de o indivíduo tornar-se parte do quadro de VJ?s da MTV. Ele afirma que o prêmio da promoção limita-se à viagem com a equipe do Rock & Gol para a Alemanha. Os pontos positivos da rápida experiência ficam por conta dos contatos com os profissionais da emissora e com o meio jornalístico, que podem abrir portas no mercado. ?É a chance de conhecer e se apaixonar ou não por fazer tevê?, sintetiza Zico.