O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta no próximo final de semana dois concertos de composições inéditas de autores brasileiros contemporâneos. Sob a regência do maestro paulista Samuel Kerr, o Coro interpreta em primeira audição obras de Gualtieri Beloni Filho, Renato Lemos e Henrique de Curitiba, além de composições de Osvaldo Lacerda, Esther Scliar e Hans Leo Hassler.
O concerto abre com a única composição do período renascentista, do alemão Hans Leo Hassler (1564-1612). Em seguida o coro interpreta os brasileiros. De Gualtieri Beloni Filho será apresentada em primeira audição a obra “Quanticum” (2002), para 16 vozes. Também inéditas são as peças de Renato Lemos, compostas nos últimos dois anos, com textos de Thiago de Mello, Carlos Drummond de Andrade e Paulo Eiró: “Fogo de frágua”, “Único” e “O homem sonha”.
O Coro apresenta ainda, em primeira audição, a obra “Is it too dog or too loved”, de Henrique de Curitiba, com texto de Carolee Schneemann, além de sua “Oração pela Paz”. Segundo Kerr, apesar de contemporânea, esta composição de Henrique de Curitiba reporta à primeira música do concerto, de Hans Hassler, na maneira da abordagem do texto religioso.
O maestro também faz uma homenagem à compositora Esther Scliar (1926-1983), para ele um marco na história da música brasileira, apresentando de sua autoria as peças “O menino ruivo” e “Para peneirar”. Também faz parte do repertório a Suite Coral nº 10, de Osvaldo Lacerda.
Formar o repertório com música brasileira é uma característica dos concertos de Samuel Kerr, professor de Canto Coral do Instituto de Artes da Unesp. “Poucas são as oportunidades que os nossos compositores têm de ouvir suas criações”, diz ele.
O maestro marca sua carreira artística em trabalhos corais, em que tem experimentado novos recursos de expressão, seja no repertório, seja na maneira de cantar. Dirigiu a Associação Cantum Nobile, a Cia. Coral, o Coral da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e ajudou a organizar corais comunitários.
Kerr participou dos Festivais Internacionais de Música de Curitiba nas décadas de 1960 e 1970, como professor e assistente do maestro Roberto Schnorremberg na direção do coral do festival. Foi regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal (SP), de 1972 a 1982, e regente titular do Coral Paulistano, sucedendo ao maestro Arqueróns de 1979 a 1983 e de 1990 e 2001.
Serviço O quê: Concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, com regência de Samuel Kerr.
Quando: Sexta-feira, 8 de novembro, às 20h, na Igreja das Mercês (Avenida Manoel Ribas, 3640), e sábado, 9 de novembro, às 18h30, no Teatro Londrina ? Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, s/n ? Setor Histórico)
Quanto: entrada franca (Marcês) e R$ 5 (Memorial)
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna