O Café Mafalda abre suas portas neste mês de junho para um evento que já está se tornando tradição em Curitiba. É a IV Mostra de Arte Culinária, que promove uma verdadeira volta ao mundo gastronômica, revelando delícias e riquezas de diversos países na mesa dos curitibanos. De acordo com as sócias Ieda Godoy e Sandra Pilatti, a idéia surgiu há quatro anos para comemorar o aniversário do café, e desde então passou a acontecer anualmente reunindo atrás das panelas gourmets com boas idéias e paixão pela cozinha.
As edições anteriores contaram com sabores exóticos vindos de locais como Croácia, Índia, Marrocos e Grécia, além de pratos brasileiros revisitados, passando pela culinária contemporânea e a tradicional Cordon Bleu. Para este ano, o Café Mafalda reservou espaço na programação para a culinária francesa, portenha, espanhola, catalã, italiana, marroquina, alemã, brasileira e contemporânea.
Um dos diferenciais deste evento é o fato dos chefs serem todos gourmets, ou seja, profissionais de outras áreas que apreciam a culinária e cozinham como hobbie. No evento eles estendem o sucesso de sua cozinha para além de seu grupo de amigos, incluindo suas experiências de vida no preparo dos pratos, que adquirem novos aromas e tonalidades.
Outra novidade desta mostra é a constante presença da arte, seja na forma de música, seja na de exposições. Todas as noites terão atrações musicais pensadas e bem escolhidas especialmente para acompanhar o cardápio e enriquecer ainda mais o clima. "É uma vantagem que o novo endereço proporcionou, por causa do espaço maior", explica Ieda.
O festival acontecerá todas as sextas e sábados do mês de junho, atendendo apenas com reserva antecipada e em número pré-estabelecido de pratos.
Artes plásticas
Paralelamente à mostra de culinária, o Café Mafalda estará recebendo no dia 05 a artista plástica Marga Puntel para um desfile e exposição de seus colares de tecido. "Marga é uma artista em evidência atualmente e sua obra é um exemplo de arte acessível, que pode ser popular e moderna e todos podem usar", salienta Ieda.
No dia 19 acontece a abertura da exposição fotográfica que reúne 45 trabalhos de profissionais da Croácia, Bulgária, Turquia e Brasil, que formam o Svetosila Group of Contemporary Photocraphy. A abertura da mostra acontece ao mesmo tempo nesses quatro países e o Mafalda a abrigará por um mês.