Que a canção Vera Gata foi feita para a atriz Vera Zimmerman não era mistério. Mas muita gente tinha dúvidas sobre se realmente O Leãozinho foi composta para uma mulher… E será que muitos sabiam para quem foram escritas Queixa, Tá Combinado ou Ela e Eu? Pois está tudo explicado em Sobre as Letras, livro em que Caetano Veloso comenta detalhadamente cerca de 200 composições suas.
A obra, na verdade, é um apêndice de Letra Só, outro livro que contém letras de músicas revistas pelo próprio cantor e compositor e pelo idealizador do projeto, o poeta Eucanaã Ferraz (também professor de literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro) e editado pela Companhia das Letras.
O livro (ou melhor, os livros que vêm juntos em uma capa de plástico transparente) já está nas livrarias e promete ser uma das grandes saídas para este período de Natal. Afinal, trata-se de uma daquelas obras que levantam curiosidade de simples apaixonados pela MPB e, principalmente, pelas canções de Caetano. No entanto, parece que o próprio organizador dos livros já esperava uma reação do tipo: não seria desnecessário comentário sobre obras que já podem dizer por si só?
Caetanear
?Há que considerar os comentários uma permanência no largo âmbito da ?fala?, que aqui (no livro) dá a ver alguns mecanismos essenciais de uma poética que impõe certas dificuldades ao trazer para o jogo com o leitor (e o ouvinte) o resvalo de contornos e conceitos, o estranhamento, a diferença e a crítica?, escreve caetanamente Eucanaã na nota introdutória do livro.
O livro Letra Só também tem um valor importante, não sendo feito apenas de meras reproduções das letras de Caetano Veloso. Trata-se de uma revisão de vários erros que se arrastavam desde o lançamento dos discos, trechos cortados pela censura da ditadura e até mesmo uma ou outra palavra alterada.