O espetáculo reúne dança, teatro e música. |
Bull Dancing é um espetáculo de dança, teatro e música que toma como ponto de partida a manifestação folclórica do Bumba meu boi. O auto tradicionalmente adquire contornos de sátira, comédia e tragédia enquanto narra a história da morte e ressurreição de um boi, acompanhado de danças, cantos e música percussiva. Essa representação popular hoje em dia é celebrada em quase todas as regiões do Brasil como um ritual coletivo de grande importância social, política e cultural. O espetáculo será apresentado de 7 a 9 de fevereiro, às 20h30, no Teatro Londrina, Rua Claudino dos Santos, s/n. Largo da Ordem. Memorial de Curitiba. Ingressos a R$ 10.
A concepção, coreografia e direção do espetáculo são do coreógrafo e dançarino Marcelo Evelin, piauiense com sólido trabalho no Brasil e na Europa. Este é o segundo do coreógrafo sobre a identidade cultural nordestina, após realização de Sertão, que recebeu recentemente, o prêmio de melhor espetáculo de dança do ano de 2006 pela Associação Paulista de Críticos de Arte-APCA.
Bull dancing revisita as origens desse rito popular a partir de uma desconstrução dos elementos folclóricos originais, revirando as entranhas do corpo, tratado no espetáculo como sujeito e agente, transporte em si da sobrevivência dessa tradição através dos tempos e condutor de pensamentos e ações que geram formas e significados essenciais até os dias de hoje. No espetáculo, o corpo serve como metáfora para esse boi sagrado e profano em cada um de nós: visceral, violável, transmutável, temporal, único e universal.
É um espetáculo de carne e osso sobre nossos rituais diários de morte e ressurreição. Aborda questões atuais do ser humano, desnudando confrontos individuais e sociais, com os intérpretes (in) corporando suas próprias histórias de violência e fragilidade, de desejo feroz e dúvida cruel, de alegrias e esperanças triviais, em um campo de batalha entre o animal e o racional.
Desmistifica fronteiras geográficas e culturais em um mundo de ações globais. Torna uno o primitivo e o novo, inspirando-se no imaginário do povo brasileiro para deflagrar nossa representação como cidadãos contemporâneos no tempo atual. O espetáculo questiona valores de propriedade e cidadania baseando-se nos diretos humanos universais, esgarçando o entendimento do que seja teatro, dança e música numa linguagem física, pessoal e direta.
Serviço:
Bull dancing. De 7 a 9 de fevereiro, às 20h30. Ingressos a RS10.
Teatro Londrina. R. Claudino dos Santos, s/n. Largo da Ordem. Memorial de Curitiba. Informações: 3321 3263 ou 9624 7077.