A Escola de Dança Teatro Guaíra apresentará nos dias 25 e 26 de outubro, às 20h30, no Guairinha, o espetáculo de fim de ano Entrou por uma porta… saiu pela outra! Quem quiser brincar que invente outra!, com os 90 alunos das turmas de iniciação I a III, com idades entre cinco e sete anos. A concepção do espetáculo é de Camila Chorilli e Gisele Kliemann e os cenários e figurinos de Paulinho Maia.
A pesquisa musical para este espetáculo foi feita por Ilona Miguel que durante 20 anos foi pianista da Escola de Dança Teatro Guaíra. Uruguaia de nascimento mas há 51 anos no Brasil – com filhos, netos e bisnetos nascidos aqui – Ilona selecionou chorinhos, músicas de rabecas, Villa-Lobos (interpretado por Egberto Gismonti) e a última gravação do Circ de Soleil.
A coreografia foi inspirada nas brincadeiras infantis, com base na vivência dos próprios alunos, e coloca em cena a alegria de dançar brincando. A cada porta que é aberta, surge uma nova forma de se relacionar e de explorar coreografica-mente o movimento espontâneo infantil de maneira criativa, lúdica e artística.
Paulinho Maia disse que se inspirou em brinquedos comuns das crianças, especialmente bonecas, para compor o cenário e os figurinos. "É um cenário alegre e colorido com toques folclóricos", explica. Ele também escolheu para o cenário outros elementos como sol, lua, riscos do jogo de amarelinhas no chão.
O espetáculo dura 40 minutos. O ingresso custa R$ 4,00.
EDTG em Novembro
A Escola de Dança Teatro Guaíra fará em novembro outra apresentação de fim de ano, desta vez com os alunos do adiantado ao preparatório, sobre a Gralha Azul, com roteiro de George Sada e Marlene Tourinho, e música de Inami Custódio Pinto. Os cenários e figurinos são de Rosa Magalhães.