Pela primeira vez em 72 anos de história da mais importante votação dos melhores do ano no mundo do jazz – a dos leitores da revista americana DownBeat, considerada a Bíblia do jazz – dois brasileiros foram eleitos entre os cinco melhores do mundo em 2007: o baiano João Gilberto, em quarto lugar entre os cantores, e a carioca Ithamara Koorax, em quinto lugar entre as cantoras, ao lado de Diana Krall, Cassandra Wilson, Dianne Reeves e Nancy Wilson. Ithamara, que recebeu 255 votos, deixou para trás nomes como Roberta Gambarini (sexta colocada), Madeleine Peyroux (sétima), Dee Dee Bridgewater (oitava), Patrícia Barber (nona) e Karrin Allyson (décima).

continua após a publicidade

João Gilberto, lenda viva da bossa nova, recebeu 209 votos e foi superado apenas por Tony Bennett (votado melhor cantor pela primeira vez, aos 81 anos!), Kurt Elling (segundo lugar) e Bobby McFerrin (terceiro).

Ithamara, que vem marcando presença na lista desde 2000, quando lançou seu primeiro disco nos EUA (Serenade in blue), desta vez colhe os frutos dos mais de trinta shows realizados este ano no exterior, além das excelentes críticas recebidas em todo o mundo pelo seu nono CD, Brazilian butterfly, merecedor de 4 estrelas (cotação ?excelente?) na edição de fevereiro deste ano na DownBeat.

Outros brasileiros presentes na lista da DownBeat dos ?melhores de 2007? são Raul de Souza (oitavo lugar entre os trombonistas), Airto Moreira e Cyro Baptista, respectivamente em segundo e quinto lugares na categoria de percussão.

continua após a publicidade