Seis projetos de filmes latino-americanos, entre eles o do brasileiro Maurício Farias, serão apresentados na cidade de Toulouse (sul da França), de forma exclusiva a profissionais do setor audiovisual. A idéia é que os jovens cineastas possam receber apoio em suas produções.
A projeção dos trabalhos ainda inacabados, prevista para os dias 3 e 4 de abril, acontecerá durante os XX Encontros de Cinema Latino-Americano de Toulouse, dentro da sessão "Cinema em Construção" (iniciativa presente também no Festival de San Sebastián, na Espanha).
Neste ano, além do brasileiro Maurício Farias (que levará a Toulouse seu filme "Verônica"), participarão da projeção os chilenos Cristian Jiménez ("Ilusiones Ópticas"), Matías Pinochet García ("Irrespirable") e Pablo Larraín ("Tony Manero"), os argentinos Martín Carranza e Victoria Galardi ("Amorosa Soledad") e o mexicano Nicolás Pereda ("Juntos"). Os candidatos foram selecionados a partir de aproximadamente cem projetos iniciais.
Trata-se do 13º grupo de projetos que, duas vezes por ano, são propostos por França e Espanha a profissionais e companhias de cinema, para que ajudem na realização de sua primeira, segunda ou terceira obra.
Os seis filmes também aspiram a diversos prêmios, que incluem 7 mil euros do Centro Nacional Francês de Cinematografia (para gastos de pós-produção na França), ou 20 mil euros da empresa Mediavisión (para campanhas publicitárias, caso o filme seja distribuído no país), ou ainda 15 mil euros da Mactari (para gastos de montagem e sonorização).
Além disso, vários serviços de pós-produção, como legendação em francês (pela Titra Film) ou correção de imagem digital (pela MacGuff Ligne) serão oferecidos aos candidatos.