O Brasil termina o 54º Festival Internacional de Publicidade de Cannes com 30 Leões, dois a mais que o número conseguido no ano passado. Os dois últimos prêmios – dois bronzes – para as agências brasileiras serão anunciados hoje na categoria Filmes. Os filmes premiados são "Transformer Boxes", da DM9DDB para a Luft Logística, e "In a Man?s Life", da Santa Clara para o canal Discovery.

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Apesar do aumento no número de prêmios, os publicitários acham que o País precisa melhorar ainda mais, principalmente na categoria Filmes, a de maior prestígio do Festival, que termina oficialmente neste sábado (23). ?Conseguimos um bom resultado este ano, mas precisamos melhorar?, disse o presidente da Fischer América, Antônio Fadiga. ?O Brasil tem de voltar a ser o que já foi.? Em 2004, o País ganhou 43 Leões.

Para o presidente da Euro RSCG Brasil, Duílio Malfatti, o desempenho do País foi abaixo do esperado. ?Só dois Leões em Filmes, a categoria mais nobre do Festival, é muito pouco?, disse. ?É a prova de que estamos errando em alguma coisa.

Novo perfil

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Celso Loducca, presidente da Loducca – e que foi jurado em Cannes exatamente em Filmes – tem defendido, entretanto, que não é a criatividade do publicitário brasileiro que diminuiu. O que mudou é o perfil do mercado. Segundo ele, a publicidade brasileira vem sendo prejudicada em festivais como o de Cannes pelo aumento da importância das campanhas de varejo no País, já que essas campanhas têm de ser mais simples e objetivas.

O vice-presidente de criação da Euro RSCG Brasil, Jader Rosseto, é outro que acha que o problema do Brasil em Cannes está nos filmes para televisão. ?Em Impressos o País está bem?, disse. Este ano, o Brasil ganhou três Leões de Ouro, um de Prata e três de Bronze em Impressos.

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O Brasil recebeu no Festival de Cannes deste ano sete Leões em Impressos, nove em Internet, sete em Outdoor, três em Planejamento de Mídia, dois em Filmes, um em Rádio e um em Marketing Direto.