Foto: Divulgação |
A feira de Frankfurt contará com participação de 40 editoras do Brasil. continua após a publicidade |
Já chegaram à Alemanha os 1.130 títulos nacionais que ficarão expostos no estande do Brasil na 57.ª Feira do Livro de Frankfurt, que começa na próxima quarta (19) e vai até domingo (23). Com 108 metros quadrados, o estande brasileiro, organizado pela Câmara Brasileira do Livro em parceria com o Sindicato Nacional de Editores de Livros, contará com a participação de 40 editoras.
Ao todo serão expostos 1.720 exemplares. A participação brasileira em Frankfurt vem aumentando nos últimos anos. Em 2003, o Brasil ficou em 29.º lugar em número de expositores; no ano passado, o País subiu para a 13.ª colocação, ficando à frente de países como Bélgica, Dinamarca, Portugal e Japão (levando-se em consideração apenas os estandes coletivos por nacionalidade).
Segundo Oswaldo Siciliano, presidente da CBL, ?nossas editoras estão cada vez mais sintonizadas com o mercado internacional, apresentando produtos estrategicamente adequados para cada evento?.
Meca do mercado editorial, onde anualmente cerca de seis mil expositores de 110 países movimentam mais de um bilhão de euros em negócios, a Feira do Livro de Frankfurt tem como seu principal atrativo a compra e venda de direitos de publicação. De acordo com Siciliano, uma tendência que se tem verificado nas últimas edições é o aumento da procura de editoras estrangeiras por obras brasileiras. ?Há alguns anos, poucos eram os estrangeiros que tomavam a iniciativa de estabelecer contato conosco. Agora essa situação está mudando, o que tem propiciado ótimos negócios para as editoras que participam do evento?.
O país homenageado desta 57.ª edição será a Coréia. No ano passado, 270 mil profissionais do livro de todo o mundo visitaram o evento, onde foram expostos mais de 335 mil títulos.