A Fundação Cultural de Curitiba leva neste final de semana (04, 05 e 06 de novembro) para os moradores do Boqueirão, Região Sul de Curitiba, o espetáculo ?Metamorphosis?, às 20 horas, com entrada gratuita. A apresentação faz parte do programa Difusão em Artes Cênicas. Criado com o objetivo de levar às comunidades curitibanas a produção de grupos locais, o programa Difusão em Artes Cênicas concede apoio financeiro a produções nas áreas de teatro, dança e circo.
A montagem tem adaptação e direção de Edson Bueno para o romance clássico de Franz Kafka. A cenografia reproduz sala e quarto de forma realista, porém teatral, sem mimetismos. No centro do palco, um tablado preto delimita o quarto, sem paredes, de forma que toda a movimentação gire em torno do rapaz transformado em barata.
A intervenção de dois narradores, que interagem com o protagonista escapando da tradicional conversa direta com o público, ajuda a conduzir a trama. Mas não é recurso único e a história nos é contada também por meio da ação de toda a família.O diretor opta por traços farsescos.
Na novela de Kafka, Gregor Samsa, um humilde caixeiro-viajante acorda em seu quarto pela manhã metamorfoseado num horrível inseto. A família, do lado de fora, vive o dilema bizarro da convivência com a crueldade e o patético da situação. Uma pequena obra-prima de humor negro e tragédia.
Frans Kafka nasceu em Praga em 1883. Filho de um abastado comerciante judeu, Kafka cresceu sob a influência de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã. Quase toda a sua obra é atravessada pelo caráter profético da história pela qual passaria o povo judeu, uma história crivada de perseguições, julgamentos encenados e injustiças.
Mas Kafka também conseguiu formalizar uma obra literária que abriga leituras totalmente relacionadas com a condição do ser humano moderno. Kafka critica em sua obra coisas como a opressão burocrática das instituições, a "justiça" e a fragilidade do homem comum frente a problemas de tal modo insolúveis, gigantescos, e que são, na maioria das vezes, problemas comuns ao ser humano dos nossos tempos.
O Grupo Delírio Cia. de Teatro é uma das mais companhias mais atuantes do teatro curitibano. Fundada em 1984, sempre com direção de Edson Bueno, montou importantes espetáculos do Teatro Paranaense.
Serviço
Peça ?Metamorphosis?
Dias: 04, 05 e 06 de novembro
Horário: 20 horas
Entrada Gratuita
Local: Teatro Sest/Senat
Endereço: R: Salvador Ferrante, 1.440 ? Boqueirão
Informações: 3377 1654