Elizabeth Taylor no filme O pai da noiva, de 1961. |
Difícil de pensar em um personagem, ou um brinquedo, que tenha encantado tantas gerações como a boneca. A personagem dita moda e comportamento desde 1959 quando foi criada e é uma referência constante no mercado, influenciando crianças de todo o mundo. Há 46 anos, a Barbie é a boneca mais vendida do mundo.
A cantora Cher. |
Celebridade, modelo, primeira-dama, universitária, bailarina, astronauta, militar, política, aeromoça ou dentista. Dona de glamour, beleza e estilo próprios, ela é capaz de interpretar quantas personagens quiser sem nunca perder a personalidade. A boneca está sempre se adaptando à moda e aos costumes de cada época. Ela participa ativamente das grandes revoluções que o mundo atravessa, política, cultural e socialmente. Barbie já apareceu com mais de 45 nacionalidades e interpretou mais de 75 personagens diferentes. Foi pensando nisso que Ricardo Schetty resolveu fazer uma releitura da história da Barbie e montou, junto com o colecionador das bonecas, Carlos Keffer e com o historiador de moda, João Braga, a exposição Barbie na Moda – Do Egito Antigo ao Século XXI.
Barbie e Ken como Romeu e Julieta. |
A encantadora exposição apresenta 96 bonecas Barbies, desde Cleópatra, a rainha do Egito, com seu vestido dourado que refletia seu status de poder, passando por Afrodite e damas medievais, divas do cinema da década de 50 e 60 e personalidades que marcaram época até os dias atuais. ?A exposição conta a história da moda, a sua evolução, o que as mulheres usavam e como elas se comportavam em cada época, seus costumes e estilo de vida?, conta Ricardo Schetty que diz que antes de organizar a exposição foi feito um estudo de como seriam os rostos das pessoas, suas características, silhueta, cabelo e maquiagem, como por exemplo os apaixonados Romeu e Julieta, que são interpretados na mostra por Barbie e Ken. Todos os vestidos usados pela boneca são réplicas verdadeiras dos usados por celebridades, como o vestido usado por Elizabeth Taylor no filme O pai da noiva, de 1961. ?Barbie veste roupas que existiram realmente, assinadas por estilistas de verdade, como Dior, Versace, Givenchy e Lino Villaventura. São roupas com etiqueta?, diz.
A rainha da França no séc. XVIII, Maria Antonieta. |
É um desfile de moda e história, que são muito bem interpretados pela versatilidade da boneca, que não muda só de roupa mas também de fisionomia.
O colecionador chama a atenção ainda para as outras características que fizeram história na moda, presentes nas roupas das bonecas. Como o drapeado dos vestidos gregos, os volumes e excessos da parte barroca, cheia de detalhes, até os mais sensuais usados hoje em dia.
A exposição fica no Shopping Müller (piso cinema), até o dia 24 de setembro.