Bola dividida

A mais de quatro meses para o início da Copa do Mundo na Alemanha, ainda não se sabe se vai haver cerimônia de abertura ou não. Mas se houver, as emissoras estarão todas lá. Antes mesmo do início do megaevento esportivo, a grade televisiva já começa a abrir espaço para programas dedicados a preparar o espírito do torcedor. A ?dona da bola? Globo, que detém direitos exclusivos de transmissão dos jogos para a tevê aberta, promete mandar cerca de 150 profissionais para o evento. Só para acompanhar a seleção brasileira e fazer programas especiais nos dias dos jogos do Brasil serão sete equipes de reportagem. Para o jornalista Sérgio Noronha, é natural que, como detentora dos direitos, a Globo faça uma cobertura grandiosa. ?Será a emissora da América do Sul com o maior contingente na Alemanha?, gaba-se.

As emissoras sem direito de transmitir as partidas ficam do lado de fora dos estádios, mas entram no clima do Mundial. Até o SBT, que não tem nenhuma tradição em nenhum esporte, pretende enviar para a Alemanha quatro equipes de reportagem. E mais: pensa na possibilidade de mandar Ana Paula Padrão para o país-sede da Copa e ancorar de lá o SBT Brasil. Além disso, a emissora de Silvio Santos contratou o repórter esportivo Mauro Tagliaferri, que deve comandar os boletins diários durante a Copa. Para Ana Paula Padrão trata-se de um grande fato jornalístico que terá a devida atenção. ?Para nós é uma cobertura jornalística, que será feita à altura de um evento dessa importância?, informa.

Quem também reforçou a equipe para o evento foi a Band. A emissora repatriou dois velhos conhecidos de suas transmissões esportivas, Luciano do Valle e Silvio Luiz, que se juntam a outros 50 profissionais. Toda esta estrutura é para a cobertura do canal por assinatura BandSport, da TVA, que tem direito sobre as transmissões dos jogos. E a Band, claro, tira uma casquinha dessa facilidade. Desde a virada do ano, a emissora exibe o boletim Diário da Copa, às 0:20h. E no último dia 16 voltou a exibir a mesa-redonda Apito Final, comandada por Luciano do Valle. Atualmente é semanal, mas durante a Copa será diária. ?Teremos analistas como o Júnior e o Gérson e iremos falar não apenas de futebol, mas de assuntos como a cultura alemã?, conta ele.

Outras tevês abertas também estudam migrar algumas produções para a Alemanha durante a Copa. A Rede TV! depende de acertos de patrocínio para realizar lá o Bola na Rede, comandado por Fernando Vanucci. Já a Record pretende transmitir do país da Copa o Terceiro Tempo, apresentado por Milton Neves. ?Não sabemos quantos profissionais irão, mas a equipe inclui repórteres, editores e produtores?, despista Eduardo Zebini, diretor de esportes da Record. A TVE Brasil, por sua vez, aposta em especialistas como Márcio Guedes e Alberto Léo, que irão comandar o programa de debates Esporte Visão nos dias dos jogos do Brasil mas, possivelmente, apenas o primeiro estará na Alemanha. ?A partir da segunda quinzena de fevereiro, o programa terá quadros sobre as cidades-sedes e outros assuntos em torno da Copa?, conta o diretor do programa, Luiz Carlos Nascimento.

Nos canais por assinatura, o espaço destinado à Copa será ainda mais amplo. O Sportv, que pertence à Globosat, manterá dois canais no ar e fará uma cobertura coordenada com a Globo, o que permitirá transmitir todos os jogos do Mundial. E já em 1.º de maio coloca no ar o canal Sportv Copa, com uma programação totalmente dedicada ao evento. ?Exibiremos de filmes oficiais da Fifa a programas especiais, num superaquecimento para a Copa?, adianta Pedro Garcia, diretor de negócios do canal. O ESPN Brasil, que pertence à TVA, também estuda a possibilidade de abrir, no período da Copa, um canal 100% dedicado ao evento. Por ora, ainda este mês o canal inclui em sua programação especiais como o Contagem Regressiva, com jogos históricos das Copas, e Momento da Copa, trazendo personagens e grandes momentos dos Mundiais. ?Esse é o momento de mostrar serviço. Vamos caprichar?, promete José Trajano, diretor do ESPN Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo