Em um restaurante chinês localizado na Chinatown londrina, o quarteto britânico Blur anunciou para o mundo que o grupo, enfim, lançará um novo álbum de estúdio, o primeiro em 12 anos. A revelação foi feita com transmissão ao vivo, pelo Facebook da banda na semana passada.

continua após a publicidade

The Magic Whip é nome do álbum que interrompe o hiato do grupo e chegará às lojas em 27 de abril. O último disco, Think Tank, lançado em 2003, não contava com a formação original da banda, já que o guitarrista Graham Coxon decidiu se afastar do grupo para seguir em carreira solo. Com isso, o último álbum no qual os quatro integrantes – Damon Albarn (voz), Coxon (guitarra), Alex James (baixo) e Dave Rowntree (bateria) – participaram efetivamente é 13, datado de 1998.

“A forma como gravamos é a mesma de como começamos. Não era um estúdio chique”, contou Albarn, sobre o processo de criação de The Magic Whip em Hong Kong – e, por isso, as referências à cultura chinesa, como na capa do álbum e no vídeo com o primeiro single, Go Out, que pode ser assistido no fim do texto. “Era um pouco claustrofóbico e quente. Nós vamos lá e ficamos e começamos a reunir muitas ideias.”

A gravação em Hong Kong, em cinco dias, se deu meses antes da passagem do grupo pelo Brasil, quando o Blur ficou encarregado de encerrar a edição de 2013 do festival Planeta Terra, em São Paulo.

continua após a publicidade

A banda anunciou também que, com o disco, fará uma nova apresentação no High Park, gigantesco parque dentro da área urbana de Londres. A quarta passagem deles por lá está marcada para 20 de junho deste ano.

Após o lançamento de Think Tank e a saída de Coxon, o Blur entrou em hiato. Albarn se estabeleceu como um dos maiores músicos contemporâneo do Reino Unido, com projetos como o Gorillaz. Somente em 2009, o grupo se reuniu para uma nova turnê. Mesmo sem um novo álbum, apenas duas músicas, Under the Westway e The Puritan, o grupo se apresentou no Hyde Park, no gigantesco festival Glastonbury, na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres e saiu em uma turnê mundial. “Ao fim da nossa última turnê eu senti que não havia jeito de nós fazermos um novo show sem um novo disco.”

continua após a publicidade

THE MAGIC WHIP TERÁ 12 FAIXAS. VEJA:

Lonesome Street

New World Towers

Go Out

Ice Cream Man

Thought I Was A Spaceman

I Broadcast

My Terracotta Heart

There Are Too Many Of Us

Ghost Ship

Pyongyang

Ong Ong

Mirrorball