‘Blogumentário’ na Campus Party desmistifica blogs

Um documentário gravado na edição 2008 da Campus Party desmistifica a ideia de que os blogs mudaram radicalmente a comunicação na internet. Esta é a conclusão da equipe que produziu o Blogumentário, nome do vídeo que será apresentado na sexta-feira, na edição deste ano da Campus Party, maior evento de inovação tecnológica e entretenimento em rede do mundo e que, pela segunda vez, acontece em São Paulo – até domingo. “Os blogs não revolucionaram nada”, constatou o empresário Lucas Mello, responsável pelo vídeo, depois de fazer o trabalho.

De acordo com ele, as mais de cem entrevistas realizadas mostraram que, apesar de ser uma ferramenta “poderosa” e “mais ágil”, os blogs não mudaram o comportamento das pessoas ao se comunicarem. “A revolução quem está fazendo são as pessoas”, diz. Segundo ele, a iniciativa de produzir conteúdo é muito antigo e sempre foi “da natureza do homem”. Os blogs são, portanto, apenas um novo canal de disseminação de material e um meio “eficaz” de espalhar conteúdo na internet. “Dá para concluir que a tecnologia só potencializou um comportamento já existente.”

Além disso, o empresário, sócio-fundador de uma da agência de comunicação, conta que há depoimentos que indicam uma profissionalização da blogosfera, como é chamado o universo dos internautas que mantêm um site para publicação de conteúdos diversos, de informações a relatos da vida pessoal do autor. “Aquele tipo de blog coloquial, em que o autor conta histórias da sua vida, está perdendo espaço”, diz.

O empresário explica que, a partir do momento em que os blogs ganharam visibilidade, a responsabilidade pelo que é publicado aumentou. “De repente, um blog que era lido por um grupo de 30 amigos passa a ser acessado por 30 mil pessoas. O nível de compromisso mudou”, diz. “Hoje, um blog pode concorrer com qualquer veículo. Tem gente que paga o aluguel mantendo blog.” Segundo ele, esse tipo de blog “para amigos” está migrando para os chamados microblogs, feitos para publicação de textos curtos e rápidos, como o Twitter, onde, afirma, há um compromisso menor com o conteúdo divulgado.

Produção

Para fazer o vídeo, Mello conta que sua empresa se mudou temporariamente para a Campus Party, que em fevereiro de 2008 aconteceu no prédio da Bienal de São Paulo. O objetivo era apenas “registrar” e mostrar a pessoas e empresas o movimento blogueiro. Porém, ele admite que o Blogumentário serviu para a equipe de sua empresa “conhecer bem” uma das grandes áreas em que atua e que, por isso, trará muitos benefícios profissionais.

As entrevistas começaram com a simples pergunta: “Por que você resolveu abrir e manter um blog?” A partir daí, conta, o assunto se desenvolveu tanto que as horas gravadas ultrapassaram em quatro vezes a meta de 5 horas de registros. “Vamos dizer que isso foi um problema bom”, afirma Mello. Entre os entrevistados estão blogueiros e pensadores da comunicação, entre eles o apresentador Marcelo Taz; Heather Champ, gerente de comunidades do Flickr; e o jornalista Rodrigo Mesquita, da Peabirus, rede social que já possui cerca de 50 mil usuários e 800 comunidades entre empresas, instituições e temáticas.

Mello destaca ainda a experiência de conviver durante uma semana entre os blogueiros. A equipe de 22 funcionários pagou inscrição e ficou acampada no terceiro andar da Bienal, assim como os participantes da Campus Party. “O bacana mesmo foi se misturar com as pessoas”, afirma. Ele se refere inclusive a algumas pessoas com quem a equipe mantinha contato durante todo o ano, em razão das campanhas criadas pela agência, mas nunca tinha conhecido pessoalmente. “Entendemos o universo que a gente trabalha”, conta.

O Blogumentário será apresentado na sexta-feira, às 20 horas, na CampusBlog, área da Campus Party – Centro de Exposições Imigrantes, na zona sul da capital paulista. A partir de março, estará no blogumentario.org, segundo Mello. Até lá, algumas entrevistas estarão disponíveis no site.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo