A obra do ex-beatle Paul McCartney está sempre nos blogs de música. |
Foi-se o tempo em que blog era sinônimo de diário pessoal eletrônico. E a música não perdeu o bonde nessa onda de fóruns democraticamente abertos para a troca de informações. Talvez até mesmo por uma questão etária – os jovens ainda são maioria no universo de internautas -, o estilo musical com maior espaço na rede é o bom e velho rock?n?roll. A ele são dedicados vários blogs e sites especializados. Um deles é o Velvet Zine (http://velvetzine.blig.ig.com.br). Feito pelo pessoal da clássica loja Velvet Cds, localizada no centro da capital paulista. O blog é basicamente composto por informações dos últimos lançamentos da indústria fonográfica e por breves toques sobre atualidades da música.
São Paulo (AE) – O Lágrima Psicodélica (http://lagrimapsicodelica.blogspot.com) é um blog dedicado quase unicamente ao rock. A ênfase é o clássico destilando bandas como Queen, Led Zeppelin e Beatles, mas bandas ?novas? como Mars Volta e Wilson Phillips também têm espaço. Além dos links e endereços interessantes – 90% deles sobre música -, o Lágrima também possui um tocador da Virgin Classic Rock (rádio norte-americana que toca rock clássico), além de disponibilizar aos usuários vários arquivos de música para baixar.
O Popload (http://lucioribeiro.blig.ig.com.br), do jornalista Lúcio Ribeiro, velho conhecido da cena musical paulistana e brasileira e odiado ou amado por seus comentários e sua empolgação com as novas bandas. O site tem um grande número de acessos, sendo fonte de informação para muita gente. Constantemente o jornalista está nos festivais de rock pelo mundo, como Reading e Coachella.
O também jornalista Guilherme Werneck assina o blog Discofonia (http://blog.estadao.com.br/blog/werneck), onde ele fala não somente de rock, mas de ritmos variados, como pop e eletrônico, além de citar livros e qualquer manifestação cultural ligada ao universo musical. O jornalista ainda dá dicas de baladas e de shows inusitados.
E não se acanhe pelas aparências: blogs mais amadores são interessantíssimos. O Zen Cultural (http://www.zencultural blogspot.com), do jornalista André Azenha, fala basicamente sobre rock, mas estilos como samba e jazz são sempre lembrados. O Calmantes com Champagne (http://www.screamyell.com br/outros/blog?principal.htm) – blog integrante do site de cultura pop Scream & Yell (www.screamyell.com.br) – é escrito pelo jornalista Marcelo Costa. Lá, ele tece comentários sobre bandas nacionais e estrangeiras.
Diversão
Depois de buscar informações sobre músicas, nada melhor do que escutá-las, certo? Algumas páginas oferecem músicas para baixar. O Pirata do Rock (http://www.piratadorock.blogspot.com) e o Música do Bem (http://musicadobem.blogspot.com) se encaixam nessa categoria. No Pirata, você pode ?obter? discos clássicos do rock como o Live Rust, do Neil Young, e o Radio-Activity, dos ?robôs? do Kraftwerk, até clássicos menos conhecidos como Chelsea Girl, da alemã Nico. Já o Música do Bem se envereda mais pelo jazz e MPB, disponibilizando álbuns de John Coltrane, Keith Jarrett, Duke Ellington e Cannonball Adderley, entre outros.
Outro site interessante é o Musicovery (http://musicovery.com), que oferece um jogo divertido. Com uma bela discoteca, o site propõe uma lista de canções escolhidas a partir do gosto musical do visitante e de seu bom ou mau humor. Basta indicar se você é dark ou calm, entre outros, e selecionar suas preferências – há diversos gêneros musicais que podem ser ativados ou desativados. Depois dessa etapa, é só clicar play e seguir as bolinhas para ouvir músicas que combinam com cada internauta.