Foram dois anos de pesquisa – que contou com o auxílio de uma Bolsa Vitae -, durante a qual o autor José Maria Cançado entrevistou cerca de cem pessoas e pesquisou extenso volume de jornais e revistas em busca dos rastros do poeta. Essa é a única biografia de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e sua consulta é incontornável para aqueles que querem se aproximar um pouco da figura tão singular e impalpável do homem e do poeta. A edição traz, também, prefácio do poeta Armando Freitas Filho e um índice remissivo que muito facilitará o acesso ao texto. A primeira edição da obra foi lançada em 1993 pela editora Scritta.
Um dos grandes méritos da obra é buscar reconstituir, como esclarece o próprio autor na nota introdutória, por meio do mapeamento biográfico de um dos maiores artistas brasileiros do século passado, a socialização de uma época e de uma cultura, observando como um indivíduo é capaz de transbordar do círculo e do universo de uma cultura e pronunciar a palavra que ninguém pronunciou. Sendo biografia, ela é também, necessariamente, heterobiografia, iluminando não apenas a trajetória de Drummond, como também a de muitos companheiros de sua geração e das que se seguiram. Deve-se realçar, ainda, que o leitor não está diante de um texto acadêmico com seu típico aparato de erudição. Muito pelo contrário, e nisso reside outro dos grandes valores do livro, a escrita fluente de Cançado é extremamente sedutora e bem construída. Foram diversas as estratégias que o biógrafo adotou para capturar a biografia de um homem que sempre fez questão de manter indevassável sua intimidade.
Ficha técnica: título: Os sapatos de Orfeu. Biografia de Carlos Drummond de Andrade – Autor: José Maria Cançado – Editora: Globo – Preço: R$ 45,00 – Número de páginas: 368 Formato: 13,7 x 20,8.