A criançada pode aproveitar o período de férias escolares para participar da 1.ª Gincana da Leitura na Biblioteca Pública do Paraná. A atividade cultural será realizada sempre às sextas-feiras, durante este mês, e a entrega dos prêmios está marcada para 11 de fevereiro. As inscrições estão abertas na seção infantil da biblioteca e podem ser feitas das 8h30 às 18h.
A chefe da divisão de coleções especiais, Neide Camargo Muti, explica que a idéia do projeto é motivar as crianças para a prática da leitura como lazer. "Então, crianças de 5 a 12 anos serão agrupadas por faixa etária e cada grupo terá listagem com 10 títulos de livros. O participante da gincana escolhe quatro obras para ler até o dia 5 do mês que vem.
A leitura poderá acontecer na Seção Infantil ou mediante empréstimo do livro. De cada título sugerido, um exemplar ficará reservado na seção."
Durante o período da gincana, às sextas-feiras das 10h às 12h e das 16h às 18h, a criança vai à seção infantil para responder a três perguntas de cada livro lido. Se não puder comparecer à biblioteca pública, o participante poderá responder às perguntas na última sexta-feira (14) do período e executar representações artísticas para completar a pontuação. "As perguntas serão sorteadas de um total de dez para cada título e cada resposta certa vale cinco pontos. Com a leitura de quatro livros e acerto de todas as perguntas, a criança poderá alcançar até 60 pontos", diz Neide.
Premiação
Segundo Neide, para completar a pontuação (máximo de 100 pontos), a criança deverá fazer um trabalho em artes plásticas na seção infantil (desenho, dobradura, pintura ou colagem), conforme sua escolha, representando algo relacionado ao livro lido. Os materiais serão fornecido pela Biblioteca Pública do Paraná (sucata, tinta, papel e lápis de cor).
A premiação será bolsa de estudos no Centro Juvenil de Artes Plásticas para o 1.º colocado na faixa etária de 7 a 8 anos, certificados, medalhas, livros e troféus. Entrevistas podem ser marcadas com Neide Camargo Muti, chefe da divisão de coleções especiais, pelo telefone 221-4980.