Biblioteca apresenta cinema em Super 8 e exposição sobre Hiroshima

O público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da II Guerra Mundial e do ataque sofrido pelo Japão com a bomba atômica em Hiroshima e Nagazaki. O consulado do Japão abre, nesta sexta-feira (3), a exposição documental ?Hiroshima?, no hall térreo, da Biblioteca Pública do Paraná. ?A idéia é mostrar o sofrimento que a guerra traz à humanidade e desejar paz para o mundo?, diz Rissa Yamanouchi, do setor cultural do Consulado Geral do Japão.

Também será exibido o documentário ?Hiroshima ? preces de uma mãe?, a partir de segunda-feira (6). A mostra segue até o próximo dia 13 e o vídeo fica em cartaz até quarta-feira (8), sempre às 15h.

Ainda nesta sexta-feira (3), a Biblioteca Pública será sede, a partir das 9h, da III Mostra Curitiba de Cinema Super 8, que tem a coordenação de Leandro Bossy Schip. As atividades, que seguem até este sábado (4), incluem exibições de filmes produzidos e finalizados até o ano passado, por diferentes realizadores de várias regiões do País.

Exposição 

A mostra ?Hiroshima? reúne 30 painéis com imagens e textos sobre o assunto. E o vídeo Hiroshima ? preces de uma mãe é um documentário do que ocorreu com a cidade e as pessoas depois da bomba, além das conseqüências do uso de uma arma nuclear. Os materiais foram doados pelo Museu do Memorial da Paz de Hroshima.

Hissa adianta que ?estaremos também com o projeto das mil garças de Curitiba para Hiroshima, onde qualquer pessoa poderá aprender a fazer a dobradura de tsuru (garça) que simboliza a paz e colaborar para a preparação das mil garças?.

Super 8

A Mostra Curitiba de Cinema em Super 8 chega à sua terceira edição. Segundo o coordenador do evento, Leandro Bossy Schip, ?a proposta desta atividade cultural é preservar e divulgar as tendências que fizeram do cinema brasileiro uma forma singular de expressão da nossa cultura?. Além dos filmes produzidos recentemente no Brasil, também serão exibidos trabalhos de importância histórica para o movimento superoitista paranaense.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo