Beyoncé, Outkast eVandross são os Grammys desta hora

Beyoncé Knowles foi a grande vencedora do Grammy com cinco troféus e deslumbrou a platéia com duas performances na premiação que aconteceu na noite deste domingo no Staples Center em Los Angeles.

O cantor romântico de rythm & blues, Luther Vandross, que se recupera de um sério derrame, conquistou quatro troféus. O campeão de vendagem, grande sucesso americano do momento, Outkast ganhou o prêmio máximo de álbum do ano pelo CD duplo Speakerboxxx/The love below, também vencedor do Grammy de melhor disco de rap. Os brasileiros não deram sorte. Nenhum dos três concorrentes – Caetano Veloso, Luciana de Souza e Grupo de Capoeira Angola Pelourinho – ganhou em suas categorias. Os Beatles foram premiados pelos 40 anos de primeiro show nos EUA e o cantor inglês Sting foi homenageado como a Personalidade do Ano pelo braço beneficente da fundação do Grammy, a MusiCares, que ajuda músicos necessitados. Ele foi escolhido por sua atuação a favor de causas humanitárias e ecológicas.

O melhor da festa foram os números musicais dos diversos convidados que cantaram composições de Sting – carreira solo e Police. Entre eles, o francês Charles Aznavour, que cantou acompanhado pelo pianista Herbie Hancock (Moon over Bourbon Street), o grupo de rap Black Eyed Peas (Walking on the moon), os veteranos Elton John e Tony Bennett (Mad about you), Kylie Minogue (Every breath you take), Elvis Costello (Every little thing she does is magic), Wynona Judd (If I ever lose my faith in you), Mary J. Blige (Roxanne).

O outro momento esperado foi a homenagem aos Beatles, que há 40 anos, em 9 de fevereiro, fizeram a primeira aparição em televisão nos EUA, no Ed Sullivan Show, e que foi assistida por 70 milhões de pessoas, detonando a Beatlemania na América. Por isso, a banda ganhou um prêmio especial e subiram ao palco Olivia Harrison, viúva de George Harrison, e Yoko Ono, viúva de John Lennon. Os Beatles sobreviventes, Ringo Starr e Paul McCartney, mandaram mensagens gravadas. “Foi há 40 anos, quem diria, e ainda estamos aqui. Paz e amor para vocês,” disse Ringo, enquanto Paul agradecia em nome do quarteto. Yoko deu uma psicografada no falecido, citando palavras “que ele diria se estivesse aqui”: “Ele está muito feliz que os esforços deles tenham sido tão compreendidos e falaria ‘Come together’, ‘Give peace a chance’, ‘Love is all you need?”. disse ela, emocionada, citando músicas de John.

A maior surpresa da noite veio na escolha do disco do ano, aquele ainda que americanos chamam de “singles”: o grupo inglês Coldplay ganhou por sua canção Clocks, derrotando os demais indicados de rap e r&b, que dominam a música popular americana. Beyoncé Knowles e Outkast praticaram seus shows agitados de sempre e levantaram o público. Velhos freqüentadores do Grammy também ganharam, casos de Metallica, Foofighters, Tony Bennet, Eminem e James Taylor, ganharam seus prêmios como de praxe.

Os três concorrentes brasileiros ao Grammy perderam em suas categorias, mas o País teve um prêmio de consolação. O álbum Obrigado Brazil, do violoncelista sino-francês Yo Yo Ma venceu na categoria de melhor álbum clássico de crossover. O disco tem repertório brasileiro e conta com músicos como César Camargo Mariano, Rosa Passos, Paulinho Braga, Egberto Gismonti e o Duo Assad.

Na categoria de melhor disco de world music contemporâneo Cesária Evora (CD Voz d’amour) venceu Caetano Veloso que concorria com Live in Bahia. A cantora de jazz radicada nos EUA Luciana Souza (CD North and South) perdeu na categoria de disco vocal de jazz para Diane Reeves, vencedora pelo CD A little moonlight.

Finalmente, os monges tibetanos do monastério de Sherab Ling levaram o Grammy de melhor disco de world music tradicional por Sacred tibetan chant, derrotando o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho que concorreu com o CD Capoeira Angola 2 – Brincando na roda.

Veja a lista completa dos vencedores do Grammy

Globo Online

Disco do ano

?Clocks? – Coldplay

Álbum do ano

?Speakerboxxx/The love below? – OutKast

Canção do ano

?Dance with my father? (Richard Marx & Luther Vandross) – Luther Vandross

Revelação

Evanescence

Melhor vocal pop feminino

?Beautiful? – Christina Aguilera

Melhor vocal pop masculino

?Cry me a river? – Justin Timberlake

Melhor performance pop vocal por dupla ou grupo

?Underneath it all?? – No Doubt

Melhor colaboração vocal pop

?Whenever I say your name? – Sting & Mary J. Blige

Melhor performance pop instrumental

?Marwa blues? – George Harrison

Melhor album pop instrumental

?Mambo sinuendo? – Ry Cooder & Manuel Galbán

Melhor album pop vocal

?Justified? – Justin Timberlake

Melhor disco de dance

?Come into my world? – Kylie Minogue

Melhor album vocal de pop tradicional

?A wonderful world? – Tony Bennett & k.d. lang

Melhor performance vocal feminina de rock

?Trouble? – Pink

Melhor performance vocal masculina de rock

?Gravedigger? – Dave Matthews

Melhor performance vocal de rock por dupla ou grupo

?Disorder in the house? – Warren Zevon & Bruce Springsteen

Melhor performance de hard rock

?Bring me to life? – Evanescence com Paul McCoy

Melhor performance de metal

?St. Anger? – Metallica

Melhor performance instrumental de rock

?Plan B? – Jeff Beck

Melhor canção de rock

?Seven nation army? – The White Stripes

Melhor álbum de rock

?One by one? – Foo Fighters

Melhor album de música alternativa

?Elephant? – The White Stripes

Melhor performance vocal feminina de r&b

?Dangerously in love 2? – Beyoncé

Melhor performance masculina vocal de r&b

?Dance with my father? – Luther Vandross

Melhor performance de r&b por dupla ou grupo

?The closer I get to you? – Beyoncé & Luther Vandross

Melhor performance vocal de r&b tradicional

?Wonderful? – Aretha Franklin

Melhor performance urbana alternative

?Hey Ya!? – OutKast

Melhor canção de r&b

?Crazy in love? (Shawn Carter, Rich Harrison, Beyoncé Knowles) – Beyoncé com Jay-Z

Melhor álbum de r&b

?Dance with my father? – Luther Vandross

Melhor album contemporâneo de r&b

?Dangerously in love? – Beyoncé

Melhor performance feminina de rap

?Work It? – Missy Elliott

Melhor performance masculina solo de rap

?Lose yourself? – Eminem

Melhor performance de rap por dupla ou grupo

?Shake ya tailfeather? – Nelly, P. Diddy & Murphy Lee

Melhor canção de rap em colaboração

?Crazy In Love? – Beyoncé com Jay-Z

Melhor canção de rap

?Lose yourself? – Eminem

Melhor album de rap

?Speakerboxxx/The love below? – OutKast

Melhor álbum de world music tradicional

?Sacred tibetan chant? – The Monks Of Sherab Ling Monastery

Melhor album de world music contemporânea

?Voz d?amor? – Cesaria Evora

Melhor trilha sonora de compilações

?Chicago? – Vários

Melhor trilha sonora orquestral

?The Lord of the Rings – The two towers? – Howard Shore

Melhor canção tema de filme

?A mighty wind? – The Folksmen, Mitch & Mickey, e The New Main Street Singers

Melhor arranjo instrumental de acompanhamento

?Woodstock? – Joni Mitchell

Melhor engenharia em album clássico

?Obrigado Brazil? – Richard King & Todd Whitelock

Melhor performance feminina vocal de country

?Keep on the sunny side? – June Carter Cash

Melhor performance masculina vocal de country

?Next big thing? – Vince Gill

Melhor performance country vocal por dupla ou grupo

?A simple life? – Ricky Skaggs & Kentucky Thunder

Melhor colaboração vocal country

?How?s the world treating you? – James Taylor & Alison Krauss

Melhor performance instrumental country

?Cluck old hen? – Alison Krauss + Union Station

Melhor canção country

?It?s five o?clock somewhere? – Alan Jackson

Melhor álbum country

?Livin?, lovin?, losin? – Songs of the Louvin Brothers? – Vários

Melhor álbum de bluegrass

?Live? – Alison Krauss + Union Station

Melhor album de new age

?One quiet night? – Pat Metheny

Melhor álbum de jazz contemporâneo

?34th N Lex? – Randy Brecker

Melhor álbum vocal de jazz

?A little moonlight? – Dianne Reeves

Melhor solo instrumental de jazz

?Matrix? – Chick Corea

Melhor album de jazz instrumental

?Alegria? – Wayne Shorter

Melhor album de jazz por orquestra ou big band

?Wide angels? – Michael Brecker Quindectet

Melhor album de jazz latino

?Live at the Blue Note? – Michel Camilo com Charles Flores &

Melhor album de gospel rock

?Worldwide? – Audio Adrenaline

Melhor album pop contemporâneo de gospel

?Worship again? – Michael W. Smith

Melhor album de gospel country ou bluegrass

?Rise and shine? – Randy Travis

Melhor album tradicional de gospel soul

?Go tell it on the mountain? – The Blind Boys Of Alabama

Melhor album contemporâneo de gospel soul

…Again – Donnie McClurkin

Melhor album de coral de gospel

A Wing And A Prayer – Bishop T.D. Jakes, choir director; The Potter?s House Mass Choir

Melhor album pop latino

?No es lo mismo? – Alejandro Sanz

Melhor album de rock/alternative latino

?Cuatro caminos? – Café Tacuba

Melhor album latino tropical tradicional

?Buenos hermanos? – Ibrahim Ferrer

Melhor album de salsa/merengue

?Regalo del alma? – Celia Cruz

Melhor álbum mexicano/mexicano-americano

?Afortunado? – Joan Sebastian

Mehor album tejano

?Si me faltas tu? – Jimmy Gonzalez y El Grupo Mazz

Melhor album de blues tradicional

?Blues singer? – Buddy Guy

Melhor álbum contemporâneo de blues

?Let?s roll? – Etta James

Melhor album de folk tradicional

?Wildwood flower? – June Carter Cash

Melhor album de folk contemporâneo

?The wind? – Warren Zevon

Melhor album de música native Americana

?Flying free? – Black Eagle

Melhor album de reggae

?Dutty rock? – Sean Paul

Melhor album de polka

?Let?s polka ?round? – Jimmy Sturr

Melhor album musical infantil

?Bon appétit!? – Cathy Fink e Marcy Marxer

Melhor album infantil falado

?Prokofiev: Peter and the Wolf/Beintus: Wolf tracks? – Bill Clinton, Mikhail Gorbachev & Sophia Loren (Kent Nagano; Russian National Orch.)

Melhor album falado

?Lies and the lying liars who tell them: A fair and balanced look at the right – Al Franken

Melhor album de comédia

?Poodle hat? – ?Weird Al? Yankovic

Melhor album de show musical

?Gypsy? – Jay David Saks, producer (Jule Styne, composer; Stephen Sondheim, lyricist) (New Broadway Cast With Bernadette Peters, Tammy Blanchard, John Dossett & Others)

Melhor composição instrumental

?Sacajawea? – Wayne Shorter

Melhor arranjo instrumental

?Timbuktu? – Michael Brecker & Gil Goldstein – Michael Brecker Quindectet

Melhorcapa e encarte

?Evolve? – Ani DiFranco & Brian Grunert

Melhor caixa ou edição limitada

?The complete Jack Johnson sessions? – Julian Alexander, Howard Fritzson & Seth Rothstein, art directors (Miles Davis)

Melhor texto para album

?Martin Scorsese presents the blues: A musical journey? – Tom Piazza

Melhor album histórico

?Martin Scorsese presents the blues: A musical journey?? – Steve Berkowitz, Alex Gibney, Andy McKaie & Jerry Rappaport, produtores; Gavin Lurssen & Joseph M. Palmaccio, engenheiros de masterização

Melhor engenharia

?Hail to the thief? – Radiohead – Nigel Godrich & Darrell Thorp, engenheiros

Produtor do ano

The Neptunes
Beautiful (Snoop Dogg Featuring Pharrell & Uncle Charlie Wilson) (S)
Come Close (Common Featuring Mary J. Blige) (T)
Excuse Me Miss (Jay-Z) (S)
Frontin? (The Neptunes Featuring Pharrell Williams & Jay-Z) (S)
Justified (Justin Timberlake) (A)
Luv U Better (LL Cool J Featuring Marc Dorsey) (T)
The Neptunes Present…Clones (The Neptunes Featuring Various Artists) (A)
Rock Your Body (Justin Timberlake) (T)

Melhor remix

?Crazy in love (Maurice?s soul mix) – Maurice Joshua (Beyoncé Featuring Jay-Z)

Produtor do ano, clássicos

Steven Epstein
Mendelssohn/Bruch: Violin Concertos (Midori)
Obrigado Brazil (Yo-Yo Ma)
Paris La Belle Époque (Yo-Yo Ma & Kathryn Stott)
Melhor album clássico
Mahler: Symphony No. 3
Pierre Boulez, conductor; Anne Sofie von Otter, mezzo soprano; Christian Gansch, producer (Johannes Prinz & Gerald Wirth; Vienna Boys? Choir & Women?s Chorus of the Vienna Singverein; Vienna Philharmonic)

Melhor performance orquestral

Mahler: Symphony No. 3 – Pierre Boulez, conductor (Anne Sofie von Otter, mezzo soprano; Johannes Prinz & Gerald Wirth; Vienna Boys? Choir & Women?s Chorus of the Vienna Singverein; Vienna Philharmonic)

Melhor disco de ópera

?Janácek: Jenufa? – Bernard Haitink, conductor; Jerry Hadley, Karita Mattila, Eva Randová, Anja Silja & Jorma Silvasti; Wolfram Graul, producer (Chorus of the Royal Opera House, Covent Garden; Orchestra of the Royal Opera House, Covent Garden)

Melhor performance por coral

?Sibelius: Cantatas? – Paavo Järvi, conductor; Tiia-Ester Loitme & Ants Soots, chorus masters (Ellerhein Girls? Choir & Estonian National Male Choir; Estonian National Symphony Orchestra)

Melhor performance solo instrumental (com orquestra)

?Britten: Violin Concerto/Walton: Viola Concerto? – Mstislav Rostropovich, conductor; Maxim Vengerov, violin & viola (London Symphony Orchestra)

Melhor performance solo instrumental (sem orquestra)

?Haydn: Piano Sonatas Nº 29, 31, 34, 35 & 49? – Emanuel Ax, piano

Melhor performance de música de câmara

?Berg: Lyric Suite? – Kronos Quartet & Dawn Upshaw, soprano

Melhor performance de grupo de camera

?Chávez: Suite For Double Quartet? – Jeff von der Schmidt, conductor; Southwest Chamber Music

Melhor performance vocal clássica

?Schubert: Lieder with orchestra? – Thomas Quasthoff, bass-baritone & Anne Sofie von Otter, mezzo soprano (Claudio Abbado; Chamber Orchestra of Europe)

Melhor composição clássica contemporânea

?Argento: Casa Guidi? – Dominick Argento (Frederica von Stade, mezzo soprano; Eiji Oue; Minnesota Orchestra)
Track from: Argento: Casa Guidi; Capriccio For Clarinet And Orchestra, Etc.

Melhor album clássico de crossover

?Obrigado Brazil? – Jorge Calandrelli, maestro; Yo-Yo Ma, cello

Melhor video clipe

?Hurt? – Johnny Cash

Melhor documentário musical

?Legend? – (Sam Cooke) – Mick Gochanour, Robin Klein & Mary Wharton, produtores

Crise apavora Academia de Discos

Em 46 edições de entrega do Grammy, o maior prêmio para a música americana, nunca se viu tantos absurdos, tanta música ruim e tão pouca qualidade como na festa do último domingo. A indústria fonográfica americana vive uma crise sem precedentes, com a falta de criação, excesso de música negra, seja ela romântica ou agressiva, como rap, e também por fatores extra campo, comoa pirataria dos discos e da facilidade do downloading barato de qualquer canção via internet.

A crise se destaca naquilo que os gringos mais gostam de ouvir – e onde mais gastam dinheiro – a música pop. Nesse caso, continua a fórmula antiga de cantora-negra-tipo-gospel-voz-quase-perfeita. A garota da hora com quatro troféus é a Beyoncé Knowles, que segue o ritmo e a coreografia Whitney Houston e/ou Mariah Carey. Manjado, chato e nada criativo. O compositor e cantor Luther Vandross, inativo por causa de um derrame, levou três prêmios graças ao mesmo estilo de música e performance, isto é, meloso e assustadoramente piegas.

A crise explode nas paradas de sucesso quando se nota que um grupo que mais parece uma mistura de circo mambembe com festival de cinema B, o Outkast, é o mais aplaudido da noite. O show deles foi algo assim perto do Armagedon da música mundial: velho oeste americano agregado ao rap com dançarinas de cabaré de terceira. Durante o ano, o povo gostou. E os 1.700 presentes no Staples Center adoraram. Decadência da música americana.

A crise no mercado de discos é tão grande que o presidente da Record Academy pediu a palavra, e, preocupado que está com o mundo baixando músicas por meio da rede mundial, lançou um novo site, www.whatsdownloading.com, com o intuito de doutrinar as pessoas para que elas se conscientizem e evitem de pegar músicas grátis na internet, pois isso lesa todo o mundo (outrora) criativo da música.

Ora, a Academia está preocupada que a pirataria e a internet, que estão acabando com as fortunas astronômicas dos músicos e das gravadoras. Mas eles também se esquecem que o preço dos CDs, 15 dólares em média nos EUA, 25 a 30 reais no Brasil, são abusivos.

A crise é grave mesmo. Nota-se isso, quando os maiores homenageados da noite foram o Sting com seus sucessos – via The Police – de 20 anos atrás, e os Beatles, que pararam de gravar músicas há exatos 25 anos, embora os Fab Four sejam ainda os mais tocados em todas as rádios de FM pelo mundo afora.

Na temporada de entrega de prêmios nos EUA, Golden Globo em janeiro e Oscar no próximo dia 29, pode se perceber que, no caso do Grammy, predomina também o violento lobby dos grupos poderosos, sejam eles gravadoras ou produtoras, que manipulam dados e influenciam o público com suas “músicas de trabalho”, pressionando e subornando rádios, empurrando qualquer modernidade musical, contanto que custe pouco e gere bons lucros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo