Una furtiva lacrima. Como na ária famosa da ópera, uma lágrima irrompeu no olho de Andrucha Waddington e ele tentou rapidamente esconder. Mas o diretor de Casa de areia ficou emocionado com a acolhida que o público de Berlim reservou para o seu filme, na sessão oficial de terça à noite. Casa de areia integra a mostra Panorama. O filme foi aplaudido no início dos créditos e duas vezes, longamente, no fim. Quando as duas Fernandas subiram ao palco, foi aquela consagração. Fernanda Montenegro e Fernanda Torres foram ovacionadas de pé por pelo menos metade da sala do Zoo Palast, que abrigou a sessão.
Foi um dia de muitas emoções para o cinema, a terça-feira, na Berlinale. Começou à tarde, também na mostra Panorama, com a estréia mundial do novo documentário de Sandra Werneck. Meninas chama-se, em Berlim, Teen mothers, mães adolescentes. É o tema de Sandra e de sua diretora-assistente, que ela elevou a co-diretora, Gisela Câmara. Sandra tem no currículo 13 documentários e três longas de ficção. O último, Cazuza, foi um filme grande (para os padrões brasileiros) e ultrapassou a barreira dos 3 milhões de espectadores. Sandra quis voltar ao documentário, onde começou.
A plasticidade e as indagações existenciais de Casa de areia, por outro lado, bateram fundo no público berlinense. A beleza da paisagem – os Lençóis Maranhenses – ajudou, da mesma forma que a presença de Fernanda Montenegro. Existe um caso de amor entre a grande Fernanda e a Berlinale, desde que ela ganhou o prêmio de melhor atriz por Central do Brasil, de Walter Salles Fernanda tem voltado regularmente, desde então. "Here I’m again", aqui estou de novo, disse, alternando inglês e português ao receber a standing ovation, o aplauso de pé.
O apresentador meio que tropeçou no número de personagens que ela e Fernanda Torres interpretam. Duas, três? ?São cinco?, disse Fernanda, a mãe. ?Não foi difícil. Deu para fazer. O importante é o olho dele? – e apontou para Andrucha Waddington, o diretor. Novo aplauso para Andrucha. Robert Altman já havia dito, a propósito de A prairie home companion, que os atores constroem o filme e ele só posiciona a câmera. Não é verdade, claro, mas Andrucha concorda. "O diretor não faz nada. Não atua, não fotografa. A gente fica ali para dar a liga." Quando ela acontece, como em Casa de areia, o resultado provoca no público a reação vista na terça à noite (entrando pela madrugada de quarta), no Zoo Palast.
Fernanda Montenegro considera-se uma privilegiada. "God loves me", Deus me ama, disse nas duas línguas. "God loves my daughter and my son in law", Deus ama minha filha e meu genro, Fernanda Torres e Andrucha Waddington. A platéia internacional continuou aplaudindo. O mundo todo ama Fernanda Montenegro, a grande dama da arte da representação no País.
