Em menos de dois meses, a vida da paulistana Fernanda Vasconcellos virou de ponta-cabeça. Até pouco tempo, essa bela morena de olhos azuis e pele alva passava quase despercebida pelos corredores da Faculdade São Judas Tadeu, em São Paulo, onde cursava o quarto ano de Direito. Hoje, aos 20 anos, a mais nova protagonista de Malhação não tem sossego. É invariavelmente abordada ou, no mínimo, observada, quando sai às ruas do Rio de Janeiro, onde grava o ?folheteen? da Globo. Já houve quem pedisse, aos prantos, o canudo de refrigerante que ela mastigava numa lanchonete para guardar como souvenir. ?Mas para quê você quer isso? Ele está todo babado…?, tentou argumentar. Em vão. A menina foi embora, feliz da vida, com o canudo nas mãos como se segurasse um troféu… ?Achei que nunca passaria por isso?, confessa ela.
A faculdade de Direito, porém, não foi a única coisa que Fernanda teve de deixar para trás. Quando soube que tinha sido selecionada para uma bateria de testes no Rio, suou frio. Pensou na família, no namorado, na faculdade… Não fosse a mãe, acredita, teria desistido. Mas dona Adenilde foi taxativa: ?Você tem certeza de que quer fazer esse teste??. ?Acho que tenho, mãe. Por quê??, retrucou a filha. ?Porque você vai pegar o papel!?, respondeu, categórica. Mesmo duvidando da premonição materna, resolveu arriscar. No final das contas, não só ?pegou o papel? conforme profetizara a mãe , como abocanhou um dos personagens principais da nova temporada: o da romântica Betina. ?Não botei fé na minha mãe, mas ela estava certa. Quando me ligaram do Rio, pensei até que fosse trote?, ri.
Estréia
Não era. Em poucos dias, Fernanda fez as malas, trancou matrícula na faculdade, despediu-se da família e do namorado. A euforia era tanta que ela sequer parou para pensar que estrearia como protagonista de Malhação sem jamais ter feito um trabalho sequer na tevê. Apenas alguns comerciais, como os do provedor de acesso à internet UOL, da lanchonete McDonald?s e do Guaraná Kuat. ?Ai, Meu Deus, vão perguntar sobre a minha experiência nas entrevistas e eu vou ter de responder: ?É, não tenho…??, sorri, encabulada. O trabalho, porém, só não está sendo mais hercúleo porque a Globo colocou a ?coach? Andréa Cavalcante à disposição da novata 24 horas por dia. Além disso, Fernanda admite que teve a sorte de cair no mesmo núcleo que Rosamaria Murtinho, que interpreta Naná, a avó descolada de Betina. ?Ela vive me dando altos toques, como ?aqui, você respira assim? ou ?ali, você fala de tal jeito?. Está sendo uma delícia contracenar com ela?, garante.
Triângulo
Na nova temporada de Malhação, Fernanda interpreta Betina, o terceiro vértice de um tumultuado triângulo amoroso que inclui ainda Bernardo e Jaque, personagens de Thiago Rodrigues e Joana Balaguer. Na trama, Betina é apaixonada por Bernardo, que ainda gosta dela, mas que, por uma dessas coincidências que só acontecem em novela, engravida justamente Jaque, a melhor amiga da moça. Por essas e outras, Betina decide esquecer o rapaz e partir para outra. ?No lugar da Betina, não seria assim tão racional. Agiria mais pela emoção?, arrisca. De fato, Fernanda já viveu o dilema de gostar do mesmo garoto que uma amiga. Como estava certa do que sentia, resolveu ir à luta. ?Perdi uma amiga, mas ganhei o meu amor?, derrama-se.
Foi justamente o advogado Flávio Fardin, de 23 anos, quem mais encorajou a namorada a seguir a carreira de atriz. Mesmo que, para isso, fosse necessário ela se mudar de São Paulo para o Rio. ?No começo, ele ficou meio bravo. Depois, viu que o Rio não é assim tão longe…?, consola-se. Mesmo conformado com a distância, Flávio só não se conforma mesmo com os tais beijos técnicos que a namorada dá no ?folheteen?. Quando a coisa esquenta, ele simplesmente troca de canal. ?Ele morre de ciúmes?, assegura, atestando o óbvio. Bobagem… Dia desses, Fernanda teve de dar um providencial sumiço num jornal que ostentava uma foto dela com Thiago Rodrigues. ?Quando viu a foto, não quis nem ler a matéria. Para não piorar as coisas, sumi com o jornal na mesma hora?, diverte-se.
Os difíceis primeiros dias longe de casa
O pior, admite Fernanda Vasconcellos, já passou. Desde que recebeu o bendito convite para fazer Malhação, ela colocou na cabeça que só mudaria de cidade se fosse por algo de que realmente gostasse. Ou seja, pela carreira de atriz. Dito e feito. Hoje, ela gosta tanto do que faz que consegue não sofrer demais por estar longe da família. Mesmo assim, ressalva, ainda sente saudades do namorado, do cachorro, do chuveiro… Do chuveiro? ?Senti a maior falta do chuveiro lá de casa. O daqui não é a mesma coisa?, jura, brincalhona, sem entrar em detalhes.
Mas a saudade que Fernanda sentia da família era recíproca. Tanto que seu pai, o engenheiro Sérgio, resolveu buscá-la de volta. Só desistiu da empreitada por insistência da mulher. ?Nossa filha já tem 20 anos. Ela sabe o que está fazendo…?, argumentou. Nos primeiros dias, Fernanda ligava de cinco em cinco minutos para dona Adenilde. Na falta dela, resolveu adotar a mãe de sua colega de Malhação, Fany Georguleas, que mora no mesmo ?flat? na Barra da Tijuca, como sua. ?Não sei nem fritar ovos. Quem me socorre é a dona Vitória?, entrega.
Atualmente, a rotina de Fernanda se resume em ir do ?flat? para o Projac e do Projac para o ?flat?. Visitar pontos turísticos da cidade, como o Corcovado e o Pão de Açúcar, por exemplo, nem pensar… ?O único ponto turístico que eu conheci foi o supermercado que fica lá perto de casa…?, ironiza. Não chega a tanto. A moça já conheceu também a Prainha, famoso recanto paradisíaco e ?point? de surfistas no Rio de Janeiro. Mesmo assim, porque teve de gravar uma cena lá… ?Mas a Prainha não conta porque gravamos à meia-noite. Não deu para ver nada?, queixa-se.